Saber as tendências do mercado é essencial para aumentar as chances de sucesso de um empreendimento. Isso porque, ao entender o rumo para onde o mercado se dirige, é possível identificar oportunidades para a sua empresa.

Com isso, é possível desenvolver soluções variadas para adaptar o negócio e trazer soluções inovadoras para os clientes — inclusive envolvendo questões financeiras. Então vale a pena se aprofundar sobre o tema para manter a relevância e competitividade no mercado.

Neste conteúdo, você entenderá quais são as tendências do mercado e as 3 soluções financeiras inovadoras que podem ajudar a alavancar a sua empresa!

Vamos lá?

Quais são as tendências do mercado para as inovações financeiras?

Antes de saber quais são as soluções financeiras para a sua empresa, você deve entender quais são as tendências do mercado sobre o tema. Para tanto, é fundamental ter um foco no desenvolvimento da tecnologia.

Afinal, as inovações tecnológicas entraram no mercado financeiro para facilitar a rotina das pessoas e das empresas. Além disso, elas propõem novos recursos para resolver os problemas — as fintechs são um grande exemplo desse avanço.

Essas startups voltadas para o mercado financeiro revolucionaram o sistema bancário brasileiro. Nessa dinâmica, os serviços que eram atrelados aos grandes bancos de varejo, passaram a ser fornecidos também por instituições financeiras que utilizam a tecnologia como principal recurso.

Com o foco em praticidade e mais rapidez no atendimento, a solução atraiu diversos consumidores. Isso incentivou o desenvolvimento de outras soluções financeiras ligadas à tecnologia, com foco na experiência dos clientes.

Para tanto, existem diversas tecnologias aplicadas às soluções financeiras que visam trazer segurança, praticidade e agilidade nas operações. Veja os principais exemplos:

  • utilização da nuvem de armazenamento e compartilhamento de dados;
  • inteligência artificial (IA);
  • blockchain — recurso usado para a segurança das criptomoedas baseado em criptografia.

Soluções financeiras para a sua empresa

Como você viu, a tecnologia trabalha para facilitar o cotidiano e resolver as necessidades do público, afetando as empresas e os clientes. Mas você sabe quais são as soluções financeiras que são tendência no mercado?

A seguir, confira 3 dos principais exemplos!

1. Software de gestão financeira

Os softwares especializados automatizam diversos processos da gestão financeira de uma empresa. Dessa maneira, o responsável pelo setor e a equipe têm mais tempo para lidar com outras tarefas de maior relevância e conseguem aumentar a produtividade.

No mercado, existem diversos sistemas com essa proposta, mas cada um apresenta funcionalidades, vantagens e desvantagens distintas. Entretanto, é comum que eles apresentem funções como:

  • emissão de boleto bancário;
  • recebimento por cartão de crédito e débito sem precisar da maquineta;
  • emissão de notas fiscais;
  • régua de cobrança;
  • utilização do saldo dos recebimentos para pagamento de contas;
  • recuperação de recebíveis.

Com essas funcionalidades, além de viabilizar o gerenciamento de tarefas de forma automatizada, é possível melhorar o relacionamento com os clientes e reduzir a inadimplência. Assim, os softwares também ajudam no controle de caixa da empresa.

2. Recebimento e pagamentos por Pix

O Pix é um meio de pagamento e transferência criado pelo Banco Central. Com ele, os usuários podem transferir valores, além de fazer outros pagamentos e recebimentos de forma instantânea. Em poucos segundos, o dinheiro é movimentado entre as contas.

Como benefício, o Pix permite essas transações a qualquer hora do dia e da noite, para qualquer instituição bancária e de maneira gratuita. Há regras apenas em relação ao valor das operações.

Mas, por que essa solução é importante para a empresa? Para entender o motivo, lembre-se de que muitas pessoas já utilizam o Pix e que as transações são instantâneas e gratuitas. Logo, essa é mais uma forma de pagamento que pode ser disponibilizada para trazer praticidade e baixo custo ao consumidor.

3. Antecipação de recebíveis

Você sabe o que é antecipação de recebíveis? Trata-se de uma alternativa para receber os valores das vendas a prazo antecipadamente. Isso significa que, em vez de esperar o pagamento das vendas parceladas todos os meses, você faz a solicitação e recebe o valor à vista.

Por exemplo, se você fez uma venda de 3 mil reais em 6 parcelas de 500 reais, pode solicitar a antecipação de recebíveis e ter a quantia à vista, mediante deságio. Nesse caso, a empresa que fornece o serviço receberá as parcelas posteriormente.

Utilizando esse serviço, você pode ter dinheiro disponível para:

  • capital de giro;
  • pagamento de dívidas;
  • crescimento da empresa;
  • negociação com fornecedores.

Todo o procedimento é realizado online. Ou seja, não existe a burocracia de ir até aos bancos de varejo pedir empréstimos e passar por análises financeiras. Ademais, como a antecipação está atrelada aos recebíveis, o processo é mais simples e rápido.

Quais são os impactos dessas soluções nas empresas?

Como você viu, as tendências das soluções financeiras inovadoras estão totalmente ligadas às tecnologias, especialmente ao meio digital. Por muitos anos, o mercado financeiro foi conhecido por se ater às alternativas mais tradicionais de operações.

Contudo, as inovações tecnológicas também influenciaram o setor, que passou a oferecer soluções alinhadas à realidade digital. Nesse contexto, foram criadas mais empresas e soluções financeiras que podem ser utilizadas pelos negócios e consumidores.

Assim, elas não somente transformam o mercado financeiro, mas também oferecem oportunidades para a sua empresa. Com o uso de ferramentas tecnológicas no setor, é possível contar com maior eficiência e velocidade de ação, enquanto oferece uma experiência melhor aos clientes.

Na prática, a implementação dessas soluções financeiras inovadoras abre novas perspectivas, como a possibilidade de personalizar os serviços e automatizar as atividades. Além disso, consegue trazer diversos benefícios para a empresa, como:

  • melhor relacionamento com os consumidores;
  • maior produtividade
  • mais oportunidades para rentabilizar o negócio.

Desse modo, acompanhar o mercado e conhecer as novas soluções pode ser essencial para a empresa se manter competitiva e ter mais sucesso.

Agora você sabe quais são as tendências do mercado financeiro e conheceu 3 soluções inovadoras. Caso você queira aplicá-las em seu negócio, procure por empresas que ofereçam o produto ou serviço desejado. No caso da antecipação de recebíveis, você pode contar com a Multiplike!

Gostou da ideia de antecipar os créditos da sua empresa? Então conheça a Multiplike e saiba mais sobre a antecipação de recebíveis!