Antecipação de duplicatas: o que é e como funciona?

Veja mais

Ao trabalhar com vendas, é preciso ter em mente que nem sempre o cliente tem o dinheiro à vista para pagar pelo produto ou serviço. Por essa razão, é necessário buscar alternativas que possibilitem a concessão de um prazo para o pagamento.

Isso permite a realização de negócios de modo que tanto a empresa quanto o consumidor fiquem satisfeitos. Entretanto, a organização pode precisar do valor antes do vencimento. Nesse cenário, uma das principais soluções é a antecipação de duplicatas.

Quer saber como funciona esse processo? Neste post, você aprenderá o que é a antecipação de duplicatas, como esse processo funciona e quais são as vantagens de antecipar os recebíveis.

Continue a leitura e confira!

O que são as duplicatas e como funcionam?

As duplicatas mercantis, como também são chamadas, são títulos de crédito comuns nas transações comerciais. Na prática, são documentos que comprovam a compra, a venda e a promessa de pagamento.

Para tanto, a duplicata deve ser emitida pela empresa, junto à nota fiscal, e assinada pelo comprador. Além disso, o documento deve especificar o valor e a data do vencimento da dívida.

Assim, trata-se de uma ordem de pagamento, que gera uma obrigação entre comprador e vendedor. Para entender melhor, basta lembrar do crediário próprio da loja, também conhecido como carnê. O sistema é semelhante, gerando uma venda a prazo com o compromisso de quitação.

Ademais, a duplicata é um título causal, formal e com garantia, então pode circular com o uso de endosso e é negociável. Isso significa que é possível utilizá-las como crédito em outras negociações feitas pelo credor — no caso, a empresa.

O que é a antecipação de duplicatas?

Agora que você já sabe o que é uma duplicata, entenderá melhor o que é a antecipação de duplicatas. Como o próprio termo já sugere, é um adiantamento do recebimento do crédito referente ao pagamento relacionado do documento.

Ou seja, o emissor da duplicata a utiliza como crédito para receber o valor correspondente antes do vencimento indicado. Para isso, ele solicita a antecipação junto a uma instituição financeira, que aplicará um deságio na própria cessão de créditos.

Em troca, ela assume os riscos da inadimplência e garante o acesso aos valores pela empresa. Isso permite que a companhia tenha o montante disponível para realizar os seus projetos, sem precisar esperar a data combinada com o comprador.

Em contrapartida, quando a duplicata for paga pelo cliente, a instituição é quem receberá o dinheiro devido.

Quais as vantagens da antecipação de duplicatas?

Depois de entender o que são e como funcionam as duplicatas e a sua antecipação, você pode se perguntar quais são as vantagens dessa transação. A seguir, confira os benefícios de adiantar o título de crédito.

Aumento das vendas

Um dos diferenciais que uma empresa pode ter é a disponibilização de diversos meios de pagamento e prazos. Afinal, não são todos os clientes que têm condições de pagar um valor à vista. Sendo assim, é possível que ele prefira fazer compras a prazo, e a duplicata pode ser usada como solução.

Em compensação, se a organização realizar muitas vendas a prazo, pode ficar sem dinheiro em caixa para suas próprias negociações. Portanto, a antecipação de duplicatas é uma maneira de a empresa aumentar as vendas oferecendo prazo, sem precisar se descapitalizar.

Capital de giro

Para manter o negócio funcionando, é necessário ter um capital de giro que permita arcar com os custos operacionais. Então a empresa deve ter dinheiro em caixa para possibilitar a concessão de prazos para os clientes. Contudo, nem sempre isso é possível.

Nesse cenário, a antecipação de duplicatas pode ser a solução. Ela permite que a empresa ofereça prazo, sem comprometer o capital de giro. Logo, essa é uma estratégia valiosa para não contrair dívidas.

Poder de negociação

Uma prática comum no mercado são os descontos para pagamento à vista. Desse modo, se a empresa antecipa a duplicata e tem capital disponível, consegue negociar melhores condições com seus fornecedores. Inclusive, esses descontos podem ser úteis para compensar o deságio do adiantamento do crédito.

Cobrança

Quando se abre uma empresa, é preciso ter em mente que cobrar os clientes inadimplentes costuma fazer parte da rotina. Contudo, a tarefa pode ser dispendiosa, exigindo disponibilidade dos colaboradores e a realização de diferentes ações para recuperar os créditos.

Com a antecipação de duplicatas, o papel de cobrador passa a ser responsabilidade da instituição financeira que fez o adiantamento. Desse modo, a sua empresa pode se dedicar mais às outras atividades necessárias, visando o melhor desempenho do negócio.

Quando vale a pena fazer essa antecipação?

Como você pôde conferir, a antecipação de duplicatas traz diversas vantagens para a empresa. Mas para definir quando vale a pena optar pela operação, analise as necessidades financeiras. Na prática, o adiantamento pode ser usado sempre que precisar de dinheiro e tiver pagamentos a receber.

Ao contrário do empréstimo, a antecipação de duplicatas não tem juros. Além disso, todo o processo é bem simples, o que faz com que a transação seja mais rápida, beneficiando a gestão financeira.

Como fazer a antecipação de duplicatas?

Após aprender como funciona a antecipação e os seus benefícios, é interessante saber como realizar a operação. Como visto, esse é um procedimento desburocratizado e menos custoso, já que não é uma solicitação de crédito.

Afinal, a empresa apenas estará adiantando os seus direitos de recebimento. O primeiro passo para efetuar antecipação de recebíveis é fazer o requerimento junto à instituição financeira. E, para garantir mais facilidade, na Multiplike você pode fazer a solicitação online.

Para isso, basta preencher formulário com os dados e encaminhar os documentos. A securitizadora realizará uma análise do crédito que a empresa tem a receber e de seu faturamento mensal. Com a aprovação do processo, é feita a liberação do valor correspondente.

Como você viu, a antecipação de duplicatas pode ser vantajosa para pequenas, médias e grandes empresas. A operação permite que a organização ofereça prazo aos seus clientes e receba o valor com maior agilidade.

Se interessou pela antecipação de duplicatas? Acesse o nosso site e saiba mais sobre essa solução da Multiplike!

Voltar