A gestão horizontal e seus benefícios

Veja mais

Existe um conceito que recentemente vem ganhando espaço nas empresas trazendo consigo resultados incríveis. Esse conceito tem por objetivo aumentar a participação de todos que integram o time de uma empresa, tornando funcionários que anteriormente apenas exerciam suas funções em peças chave nas tomadas de decisões da empresa. Esse conceito é chamado de gestão horizontal.

Na grande maioria das estruturas sociais que encontramos pela história da humanidade, a hierarquia entre os membros é algo intrínseco. Desde os grandes impérios de outrora até as organizações do reino animal como matilhas, colmeias e formigueiros, conseguimos enxergar que indivíduos são categorizados de acordo com características físicas, sociais, intelectuais e psíquicas, a fim de cumprir um papel que lhes foi pré-definido pelas convenções que regem aquela sociedade. Essas sociedades normalmente seguiam estruturas verticais de hierarquia, com um líder central que estava cima dos outros que ia delegando seu poder e autoridade em forma de cascata até chegar em quem estava na base, que normalmente não tinha muito poder de decisão. Porém, esse conceito tem se tornado cada vez mais ultrapassado.

Mudança de Paradigmas

Com o advento das redes sociais e a revolução digital da internet, as pessoas estão cada vez mais ansiosas para serem ouvidas, para expor sua opinião e mostrar suas ideias. O acesso a informação também tem impulsionado esse fenômeno, visto que você pode se aprofundar em qualquer assunto diretamente do seu computador com poucos cliques. Sendo assim, é natural que tenhamos pessoas muito mais participativas nas empresas e que as ideias surjam de todos os lados.

Não seria um desperdício enorme de potencial se uma ideia revolucionaria se perdesse pelo simples fato de ter vindo de alguém que não tem voz ativa na empresa? Ou se um problema pudesse ser evitado se a ideia tivesse sido compartilhada com todos os trabalhadores?

Foi com esse pensamento em mente que diversos líderes pelo mundo passaram a aderir a uma gestão mais horizontal, onde todos os colaboradores tem espaço para se expressar e a tomada de decisões é feita de forma coletiva. Em um mundo riquíssimo em sua pluralidade de ideias e pensamentos, abrir espaço para pessoas diferentes enriquece o debate e expande as possibilidades. E a Multiplike é um exemplo vivo disso!

Nossa Gestão Horizontal

Como em qualquer outra empresa, a Multiplike também tem sua hierarquia. Temos nosso CEO, a Diretoria e os Coordenadores como cargos de liderança. A diferença está em como a dinâmica interna funciona.

Primeiramente, todos os colaboradores tem acesso direto ao nosso CEO, a qualquer momento do dia, sem precisar pedir autorização. Basta ligar no ramal dele, pedir para conversar e aguardar ser chamado. E isso acontece durante todo o dia, em todos os setores, independente do tempo de casa do colaborador. Esse acesso direto é importante para que o colaborador possa expor suas ideias e debater seus projetos sem intermediários, e demonstra a certeza de que toda opinião é levada em consideração.

Além disso, temos diversos comitês internos que cuidam dos mais variados aspectos da empresa. Temos comitê para decisões de liberação de crédito, de alteração de cadastro, de implementação de novas ideias e até para decidir os cardápios para os almoços.

Mas se engana quem acredita que apenas decisões pequenas levam em consideração a visão dos colaboradores. Há pouco tempo atrás, quando precisávamos de uma nova coordenadora no setor de gestão, não foi a Diretoria que escolheu quem seria. Foram os próprios colaboradores do setor, por meio de uma votação. E acreditem, não poderiam ter escolhido melhor!

Os exemplos são muitos, e não teríamos como citar todos sem tornar o texto extenso demais. Basta dizer que na Multiplike todos tem direito a opinião, todos os pontos de vista são levados em consideração e o sucesso dessa gestão horizontal se reflete nos resultados maravilhosos que alcançamos a cada dia.

Voltar