Antecipação de aluguel: você sabe como funciona?

Veja mais

As empresas precisam de recursos tanto para saldar despesas do dia a dia quanto para fazer investimentos. Por isso, há empresários que recorrem a empréstimos bancários para financiar o capital de giro e fazer melhorias no negócio.

No entanto, a antecipação de aluguel pode ser um modo melhor de obter recursos. Vale a pena entender do que se trata essa antecipação, como ela funciona e quais são suas vantagens. Assim, sua empresa poderá se beneficiar dessa solução.

Neste artigo, você descobrirá tudo o que precisa saber sobre a antecipação de aluguel!

O que é antecipação de aluguel?

A antecipação de aluguel é uma maneira de obter um adiantamento dos aluguéis que a sua empresa tem a receber. Ela é útil, por exemplo, para negócios que trabalham com o aluguel de salas comerciais, apartamentos, casas e outros empreendimentos do mercado imobiliário.

Quando esses imóveis estão alugados, você tem uma boa previsibilidade de receita, mas nem sempre sua empresa consegue lidar com o recebimento gradual de recursos. Nesse caso, é possível recorrer aos bancos e fazer empréstimos para ter dinheiro disponível.

No entanto, os juros altos são um revés, não é mesmo? Por isso, vale a pena considerar a possibilidade de fazer a antecipação dos aluguéis a receber.  Assim, você obtém no presente os recursos provenientes dos aluguéis que sua empresa receberá no futuro.

Trata-se de uma antecipação de recebíveis que também pode ser feita com outros direitos creditórios. Além de aluguéis, é possível fazer a antecipação de cheques pré-datados, duplicatas, vendas no cartão de crédito e no crediário, entre outros.

No caso específico dos aluguéis, é preciso ter cuidado para não cometer certos erros, desrespeitando a legislação. Entenda mais a seguir!

O que diz a Lei do Inquilinato?

Alguns proprietários podem cogitar a possibilidade de obter um adiantamento de aluguel diretamente com o inquilino. Mas, se o contrato de locação está vinculado a uma garantia, não se pode exigir essa antecipação — de acordo com o artigo 20 da Lei do Inquilinato.

Afinal, a garantia oferece proteção a locador e locatário. Assim, o locatário tem a tranquilidade de saber que não será cobrado antecipadamente. O locador, por sua vez, tem a certeza de que não ficará sem receber os aluguéis.

Caso essa antecipação seja proposta, as punições mencionadas no artigo 43 da Lei do Inquilinato incluem multa e até mesmo prisão. Assim, existem apenas alguns casos específicos em que o proprietário pode pedir a antecipação do aluguel.

Uma delas é quando o contrato não está vinculado a uma garantia. Nesses casos, é possível exigir o adiantamento de aluguel do mês a vencer, de acordo com o artigo 42 da Lei do Inquilinato. É importante notar, porém, que não se pode cobrar a antecipação dos meses seguintes.

Também é permitido exigir adiantamento de aluguel quando o imóvel é alugado por temporada. Porém, considera-se que temporada é um período de até 90 dias. Por isso, o adiantamento será apenas desse período, em harmonia com o artigo 49 da Lei do Inquilinato.

Para ter o dinheiro em mãos sem ferir os direitos dos locatários, uma solução é solicitar a antecipação de aluguel em uma empresa securitizadora.

Como funciona a antecipação de aluguel?

Quando você recorre a uma empresa securitizadora, é possível obter a antecipação de aluguel sem a participação do inquilino. Ela é feita por meio da securitização de recebíveis — quando se repassa seus direitos creditórios a uma instituição financeira.

A instituição, por sua vez, estrutura os recebíveis e emite certificados que podem ser negociados. Estes são disponibilizados a investidores interessados em aplicar recursos em títulos mais rentáveis que a poupança e outros investimentos.

Portanto, o primeiro passo para fazer a antecipação de aluguel é procurar uma empresa securitizadora — como a Mutiplike. Vale ressaltar que é possível realizar todo o processo on-line, o que agiliza a operação.

Assim que a securitização de créditos é feita, sua empresa recebe imediatamente todos os meses de aluguel do contrato. O valor disponibilizado terá um deságio que custeia a operação. No entanto, os benefícios compensam esse custo — como você verá adiante.

Quais são as vantagens da antecipação de aluguel?

Você ainda está em dúvida com relação aos benefícios da antecipação de aluguel? Saiba que esse tipo de operação pode ser bastante vantajosa para as empresas.

Confira algumas das diversas vantagens da securitização de aluguéis a receber!

Simplificação de processos

O recebimento de uma grande quantidade de aluguéis sobrecarrega, em maior ou menor escala, os processos de uma empresa. Isso se deve em especial à necessidade de fazer cobranças quando ocorrem atrasos nos pagamentos.

Trata-se de uma atividade que faz os colaboradores gastarem um tempo que poderia ser mais bem aproveitado. Com a securitização dos aluguéis, a necessidade de fazer cobranças é transferida para a instituição securitizadora. Assim, os funcionários e a empresa podem ganhar em produtividade.

Saúde financeira

Uma maneira de obter recursos financeiros é recorrer a empréstimos bancários. No entanto, as parcelas dessas operações representam uma dívida que pode desequilibrar as finanças do negócio no médio prazo.

A antecipação de aluguel, por outro lado, não se trata de uma operação de crédito. Ela proporciona recursos sem criar um compromisso financeiro. Assim, a empresa tem condições de fazer investimentos com equilíbrio.

Até mesmo o financiamento do capital de giro pode ser mais vantajoso com a securitização de recebíveis. Afinal, essa operação considera os prazos da carteira de clientes e leva em conta que determinados projetos têm um prazo de maturação mais longo.

Considerando esses pontos, você pode perceber que a antecipação de aluguel colabora para a saúde financeira do seu negócio.

Praticidade

Ao buscar uma instituição securitizadora como a Multiplike, você terá a certeza de que o processo de securitização será conduzido com segurança. No entanto, essa segurança não está associada à burocracia.

Na verdade, a antecipação de recebíveis pode ser feita de uma maneira mais prática que um empréstimo bancário. Se a documentação for aprovada, sua empresa recebe os recursos de maneira ágil e rápida. E até mesmo empresas negativadas podem se beneficiar dessa solução.

Conclusão

Depois de conhecer todas as vantagens da antecipação de aluguel, você percebeu que vale a pena considerar essa operação, não é mesmo? Assim, sua empresa poderá obter recursos sem se comprometer com uma dívida que pode se mostrar desvantajosa no decorrer do tempo.

O que acha de saber mais sobre a securitização de recebíveis, como aluguéis, cheques, duplicatas, vendas no cartão, entre outros? Conheça as soluções que a Multiplike oferece!

Voltar