Certificado Great Place to Work

Aprenda como fazer a antecipação de recebíveis on-line

Veja mais

A sua empresa já realizou uma antecipação de recebíveis on-line? No mercado atual, ter respostas rápidas aos desafios existentes é fundamental. Por isso, a escolha por essa estratégia tem sido utilizada por muitas empresas.

A antecipação de recebíveis on-line é uma forma simples, econômica e segura de obter receitas. Ela garante ao negócio a capacidade de se manter lucrativo e lidar com tranquilidade com qualquer tipo de problema. Além disso, auxilia o gestor a manter um fluxo de investimentos mesmo em momentos de crise econômica.

Para fazer esse procedimento, é necessário preparo e conhecimento sobre o assunto. Se você tem dúvidas sobre como ela funciona e quais pontos devem ser considerados antes de escolher essa solução, continue a leitura.

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é o processo em que a empresa solicita a uma instituição de crédito ou ao seu banco o recebimento antecipado de valores. Ela foi criada para auxiliar negócios a terem mais habilidade para lidarem com as demandas externas, além de tornar o orçamento mais flexível. Além disso, essa solução dá ao gestor a habilidade de alavancar recursos financeiros sem ter que lidar com grandes taxas administrativas, tributárias e de juros.

Em outras palavras, a antecipação de recebíveis é uma solução em que o negócio pode receber, antes do prazo tradicional, o valor referente a vendas feitas à crédito. Isso inclui, mas não se limita a, valores como o das vendas pagas com cartões de crédito, carnês, duplicatas e demais modos de venda a prazo. Como o negócio está solicitando valores próprios, os custos adicionais tendem a ser menores do que o de empréstimos.

Diante disso, a antecipação de recebíveis on-line não deve ser confundida com uma operação de obtenção de empréstimo. Quando o negócio solicita um empréstimo, ele está pedindo a uma instituição financeira um valor que ela ainda não tem. Como consequência, os riscos para os envolvidos serão muito maiores.

Já na antecipação, a empresa lida com os valores das vendas que já realizou. Por isso, as chances de ter problemas em relação ao pagamento de taxas são muito menores. Isso leva a um custo-benefício muito maior.

Como a antecipação de recebíveis on-line é feita?

Para facilitar o dia a dia dos negócios, instituições financeiras criaram a antecipação de recebíveis on-line. Esse modelo de serviço eliminou a necessidade de o gestor entrar em contato com o banco ou a operadora de crédito diretamente para fazer solicitação. Desse modo, as rotinas ganharam mais agilidade, precisão e segurança.

Nesse caso, o empresário enviará todos os documentos para a empresa de factoring selecionada. A partir dos dados da empresa e do cliente, uma análise de crédito e riscos é feita. Ela dará ao gestor uma taxa de juros específica para cada operação de antecipação.

Como consequência, os custos relacionados à operação de antecipação de recebíveis on-line serão muito mais precisos. Em vez de cobrar uma taxa para todas as operações, o negócio define um valor considerando cada transação. Isso dá mais segurança para os envolvidos, assim como amplia a qualidade do processo.

Como realizar a antecipação de recebíveis on-line?

As plataformas de antecipação de recebíveis on-line têm como vantagem a baixa burocracia para a execução do processo. O negócio terá acesso aos recursos que demanda rapidamente e saberá em poucos minutos os valores cobrados. Desse modo, o gestor poderá focar mais em rotinas críticas e que gerem alto retorno financeiro. Veja os passos para realizar esse processo.

Cadastro

O primeiro passo é a realização de um cadastro na empresa que será responsável pela antecipação. Esse processo exigirá um conjunto de dados sobre o negócio, como o seu contrato social e demonstrativos financeiros. Uma vez que os dados forem validados, as operações de antecipação de recebíveis on-line poderão ser iniciadas.

Envio de dados da compra

Para realizar a antecipação de recebíveis on-line, alguns dados devem ser enviados. Geralmente, são solicitados os registros da compra, como uma cópia digital da nota fiscal eletrônica. Assim, a análise de risco é feita com segurança.

Análise de risco

Na penúltima etapa, a análise de risco é feita para identificar se a antecipação de recebíveis on-line pode ser aprovada ou não. Esse procedimento, em geral, demora alguns instantes. Com ele, a empresa pode validar os valores solicitados e eventuais taxas.

Recebimento de valores

Uma vez que a operação de antecipação de recebíveis on-line seja finalizada, o negócio receberá os valores solicitados. Basta que a empresa escolha o método de pagamento mais adequado às suas demandas, assine os termos de cessão dos seus títulos e finalize o seu pedido. Em geral, o pagamento é feito em até um dia útil.

Por que empresas adotam a antecipação de recebíveis?

Esse procedimento tem sido escolhido por muitas empresas. O principal motivo é o baixo custo. Como ela não funciona como um empréstimo, os valores cobrados são, em geral, muito menores. Mas, indo além, existem algumas vantagens, como as seguintes:

  • o negócio lida com os valores das compras que ele já realizou, o que se traduz em baixo custo, menores riscos e melhores taxas;
  • a empresa pode receber de uma única vez os valores de uma compra feita em métodos de pagamento a prazo, como cheques pré-datados ou carnês;
  • o negócio poderá alavancar recursos para o seu caixa rapidamente.

Empresas precisam de capital de giro para sobreviverem. Esse fluxo de receitas auxilia o negócio a planejar investimentos, pagar contas e manter-se preparado para enfrentar desafios diariamente. Porém, muitas vezes, é necessário elevar o capital disponível para lidar com imprevistos.

Nessas horas, ter meios de alto custo-benefício para obter as receitas desejadas é crucial. O negócio precisa estar preparado para encontrar, sempre que necessitar, alternativas para aumentar o seu capital de giro sem comprometer o seu futuro.

Nesse sentido, escolher pela antecipação de recebíveis on-line deve ser visto sempre como uma alternativa estratégica. Bem-executada, ela garantirá que a empresa tenha uma forma de elevar o seu capital disponível sem que isso aumente, também, os riscos operacionais do futuro. Desse modo, será mais fácil realizar projetos e manter o negócio à frente da concorrência.

Gostou deste post? Quer mais informações sobre gestão e finanças? Então confira nosso artigo que mostra como conseguir capital de giro sem burocracia.

Voltar