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Veja como funciona e por que contratar uma assessoria de cobrança!

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Você já pensou em contratar uma assessoria de cobrança? Para quem é empreendedor, a inadimplência é um problema grave. Ela impede que o negócio tenha os lucros esperados ao término de um período fiscal, além de tornar a empresa mais exposta a riscos do mercado.

Diante disso, estratégias para evitar a inadimplência de clientes devem sempre ser aplicadas. Em um momento de crise, aliás, isso é algo crítico. Saber como diminuir o número de clientes que não estão com os pagamentos em dia pode ser a peça chave para a companhia se manter lucrativa.

Quer saber mais sobre o tema e como a assessoria de cobrança torna a sua empresa mais competitiva? Então continue a leitura!

Por que é importante combater a inadimplência?

A inadimplência é um dos piores tipos de prejuízo que uma empresa pode ter. Ela é ocasionada por fatores que, em muitos casos, fogem do controle do negócio e, se não for revertida, representará uma venda ou prestação de serviço que não gerou retornos financeiros para a companhia. Por isso, ela precisa ser combatida de todas as maneiras possíveis.

O efeito imediato que uma empresa tem com a alta inadimplência de seus clientes é o prejuízo financeiro. O negócio deixará de receber pelas vendas que realiza, assim como não terá o lucro programado em um determinado período fiscal. Como consequência, todas as suas operações e projetos estarão prejudicados.

Será mais complicado realizar novos investimentos e garantir o desenvolvimento de mais produtos. Isso contribuirá para colocar a empresa atrás de seus concorrentes, gerando mais perda de consumidores e oportunidades de vendas. Afinal, o custo para obter capital para novas aplicações aumentará.

O que é uma assessoria de cobrança?

A assessoria de cobrança é a solução ideal para empresas lidarem com o problema da inadimplência de clientes. Esse serviço funciona terceirizando a operação de setores de cobrança de clientes para um negócio especializado. Ou seja, a empresa terá um time focado em aplicar as melhores práticas para eliminar esse tipo de situação do dia a dia do negócio.

Em outras palavras, a assessoria de cobrança é um serviço terceirizado que fica encarregado de entrar em contato com os clientes que não estão em dia com as suas obrigações com a empresa. Isso permite que o negócio possa manter-se lucrativo e eliminar os seus prejuízos sem pagar muito por isso, afinal de contas, o investimento necessário será menor que a criação de um time interno para lidar com este problema.

Como a assessoria de cobrança funciona?

A assessoria de cobrança não serve apenas para recuperar os clientes inadimplentes. Ela também atua em atividades secundárias que, em conjunto, tornam o negócio mais lucrativo e capaz de aumentar as suas receitas. Veja as mais comuns a seguir!

Análise preventiva de crédito

Uma das maneiras mais simples de evitar problemas com clientes inadimplentes é com uma boa análise de crédito. A assessoria de cobranças pode reunir os dados sobre o perfil de consumidor que mais atrasa pagamentos e utilizá-los de modo estratégico. Dessa forma, o gestor poderá evitar operações de alto risco e tornar o negócio mais lucrativo.

Contato com clientes inadimplentes

A equipe é especializada e treinada para entrar em contato com clientes em múltiplos canais. Isso dará mais chances para o negócio recuperar as suas receitas. Ao mesmo tempo, permitirá que os times internos mantenham o seu foco em outras operações, mais relacionadas com o core business da empresa.

Aplicação de boas práticas de cobrança

Um time de cobrança terceirizado consegue aplicar as melhores práticas para a recuperação de valores em atraso. Além disso, ele terá um cuidado contínuo com a legislação e as normas que tratam do tema. Dessa forma, a empresa poderá garantir que todas as inadimplências serão eliminadas considerando os principais padrões do mercado.

Que benefícios investir na assessoria de cobrança o negócio obtém?

Investir na assessoria de cobrança traz uma série de benefícios diretos e indiretos para o negócio. Em conjunto, eles contribuem para a companhia ter aumento da sua rentabilidade mesmo em momentos de crise. Entre os principais, podemos apontar:

  • o menor número de clientes inadimplentes: a aplicação de boas práticas e o uso de técnicas inteligentes de negociação permitirão que a empresa elimine facilmente o número de consumidores com pagamentos em atraso;
  • o reforço da relação cliente-empresa: ao demonstrar que o negócio está aberto a renegociar as suas dívidas, a relação entre o cliente e a marca é fortalecida, aumentando a fidelização dos consumidores;
  • a redução de prejuízos: os prejuízos relacionados ao não pagamento de compras deixarão de existir, tornando o negócio mais lucrativo.

Por que é importante investir em uma boa assessoria de cobrança?

Toda empresa de sucesso trabalha com medidas para reduzir prejuízos. Práticas como o aumento da automatização, a eliminação de gargalos operacionais e novas metodologias permitem que a empresa seja mais eficaz e econômica. Tais processos tornam a empresa mais eficiente e capaz de atender às demandas do mercado.

Entre as várias opções que podem ser utilizadas, a redução do número de clientes inadimplentes deve ser considerada uma prioridade. Ter uma lista de clientes com contas a pagar baixa é algo crítico para que a empresa possa alavancar as suas receitas e ter mais recursos para operar. Além disso, auxilia a companhia a se manter lucrativa mesmo em momentos de crise.

O apoio de uma empresa de assessoria de cobrança, nesse contexto, é uma ótima forma de garantir que o negócio tenha um baixo número de clientes inadimplentes. O negócio terá o apoio de profissionais especializados, capazes de encontrar as melhores abordagens para lidar com cada perfil de consumidor. Além disso, saberá aplicar medidas para evitar que a empresa forneça crédito para consumidores de alto risco, o que elimina parte dos prejuízos a médio e longo prazo.

Portanto, sempre considere o apoio de uma empresa de assessoria de cobrança para eliminar os prejuízos com consumidores inadimplentes. Isso auxiliará a companhia a ter mais lucros, se manter competitiva e aplicar as melhores práticas do mercado para fazer negócios com qualidade e segurança.

Gostou da nossa dica e quer saber mais sobre como a assessoria de cobrança pode te ajudar a ter melhores resultados? Então fale conosco!

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