Confira aqui quais são as novidades do mercado financeiro

Veja mais

Estar por dentro das atualidades do mercado financeiro é fundamental para otimizar a sua tomada de decisão. Toda essa constante mudança possibilita que novos modelos de negócios surjam, oferecendo uma nova proposta de valor com produtos inovadores, baseado na transformação digital.

Não conhecer essas novidades permite que a sua empresa perca espaço no mercado e, consequentemente, abra mais oportunidades para que seus concorrentes se destaquem.

Como sei que não é isso que você procura, resolvi escrever este artigo para mostrar quais são as novidades do mercado financeiro que é preciso estar atento.

Continue a leitura para entender mais sobre o assunto, saber como essas inovações podem impactar a sua empresa e conhecer as vantagens que ela oferece.

Quais são as inovações mais importantes?

O mercado financeiro sofre constantes mudanças, as quais originam ideias cada vez mais inovadoras e que contribuem para otimizar as rotinas das empresas e, também, do consumidor final. A seguir, listei as principais tendências do setor. Acompanhe!

Blockchain

Resumidamente, podemos dizer que o Blockchain refere-se a uma infraestrutura que possibilita que as pessoas negociem de maneira direta e em um código aberto, o qual é validado e conta com auditorias independentes. Assim, é dispensada a necessidade de uma permissão prévia, o que permite a distribuição de transações e a segurança dos registros, os quais são inalteráveis.

O Blockchain pode desempenhar diversos papéis no mercado financeiro. Existe a possibilidade de aplicá-lo em transferências internacionais, por exemplo, sem validações e intermediários. Isso torna as operações mais ágeis e diminui os custos para as empresas.

Muitos bancos tradicionais do mercado já utilizam essa tecnologia porque perceberam seus benefícios, principalmente os que estão relacionados à redução de despesas.

Fintechs

As fintechs são startups que oferecem serviços financeiros diferenciados dos bancos tradicionais. Os serviços oferecidos por elas são similares aos dessas instituições, no entanto, como sua estrutura é muito mais enxuta, elas conseguem reduzir os custos tanto para os seus clientes quanto para os seus fornecedores. 

Por exemplo, a taxa de manutenção que todo mês é descontado em sua fatura, as fintechs não cobram, o que faz com essa seja uma das características que ajudam essas empresas a se destacarem no mercado. Além disso, elas oferecem soluções que permitem que o usuário tenha mais autonomia para gerenciar suas finanças.

Processos burocráticos como emissão de segunda via de boletos, solicitações de empréstimos e alterações de senhas são simplificados pelas fintechs, pois tudo isso pode ser feito de maneira rápida e simples por meio do aplicativo da startup.

Computação cognitiva

A junção da ciência da computação e da ciência cognitiva deu origem ao que chamamos hoje de computação cognitiva. Esse conceito tem como objetivo simular, em um modelo automatizado por uma máquina, os processos do pensamento humano. Em suma, é possível afirmar que o computador consegue aprender, de maneira orgânica, a tomar decisões mais acertadas.

Sendo assim, no mercado financeiro ele passa a ganhar ainda mais destaque, pois é capaz de indicar o tipo de investimento mais adequado, levando em consideração o perfil do investidor. Além disso, a máquina também considera as decisões que foram tomadas no passado, a fim de indicar uma estratégia de aplicação mais segura.

Big Data Analytics

O Big Data tem como finalidade coletar e armazenar dados. Já o Analytics apura esses dados e os direciona para um determinado objetivo. A tecnologia, por sua vez, possibilita às empresas a análise dessa grande quantidade de dados. Em suma, a tecnologia permite a extração de informações valiosas sobre o negócio, fazendo com que o gestor tenha uma visão mais ampla de todos os processos.

O Big Data Analytics direciona a empresa para uma eficiente oferta de serviços personalizados com base em informações estratégicas. Dessa forma, é possível oferecer ao cliente uma solução específica para um problema específico.

Ao entender esses dados, a empresa consegue compreender quais são suas reais demandas por parte dos consumidores.

Rede Neural

A rede neural é a criação de uma IA (Inteligência Artificial) que avalia um grande número de dados com precisão e rapidez. Essa tecnologia também baseia-se nos processos do pensamento humano, processando, de maneira eficiente, tanto os dados individuais quanto os que estão interligados.

O mercado financeiro se beneficia dessa tecnologia da seguinte forma: a rede neural consegue analisar um grande número de dados de maneira inteligente, assim, ela auxilia na análise de crédito a partir dos dados financeiros do indivíduo. Essa prática é usada tanto para a realização de investimento quanto para a liberação de crédito.

Como as novidades do mercado financeiro impactam a sua empresa?

Um dos principais impactos está relacionado à experiência do seu cliente. Com o uso das tecnologias listadas no tópico anterior é possível oferecer um atendimento diferenciado, que cative o seu público.

No caso do Big Data Analytics, por exemplo, você consegue criar experiências com base no comportamento dos seus clientes. Além disso, ele também possibilita uma análise mais aprofundada do perfil de cada um deles.

Quais são as vantagens de acompanhar das atualidades do mercado financeiro?

O seu negócio tem muito a se beneficiar ao acompanhar as atualidades do mercado financeiro. As principais vantagens que podemos destacar são:

  • aumento da visão estratégica da empresa;
  • melhora dos processos internos;
  • mais soluções podem ser oferecidas aos seus clientes;
  • atendimento personalizado e ágil;
  • aumento da prospecção de clientes;
  • otimização da avaliação do portfólio dos serviços financeiros;
  • maior segurança operacional.

Se a sua empresa se preocupa em oferecer um serviço de qualidade, as tendências do mercado financeiro a ajudarão a alcançar esse objetivo. Além disso, ela permite que a produtividade interna seja otimizada, a fim de garantir a segurança dos dados e agilidade do atendimento.

Estar atento às atualidades do mercado financeiro é fundamental para se manter competitivo. Hoje, a tecnologia tem ganhado muita força e espaço porque ela facilita a rotina das empresas e permite que as suas estratégias para captar e fidelizar clientes sejam ainda mais eficientes. Levando em consideração que o consumidor está cada vez mais exigente, trazer essas inovações para dentro do seu negócio é essencial para garantir o sucesso.

E você, sabe o que é Fundo de Investimentos em Direitos Creditórios (FIDC)? Acesse este artigo que eu vou lhe explicar o seu conceito e como ele funciona!

Voltar