Entenda a importância do BI para os negócios

Veja mais

Seu negócio já aproveita os benefícios que podem ser obtidos com o investimento em BI? O mercado brasileiro tem incorporado novas tecnologias rapidamente. Nesse cenário, o Business Intelligence se destaca como uma ótima forma de usar dados para garantir que o negócio se mantenha à frente da concorrência com uma cadeia operacional funcional e dinâmica.

Ao mesmo tempo, essa tecnologia garante à empresa a habilidade de tomar boas decisões e sempre conseguir meios para atingir o sucesso esperado a médio e longo prazo. Por isso, entender a importância do Business Intelligence para o seu negócio é tão importante quanto investir nessa tecnologia. Quer saber mais sobre o tema? Então, veja a seguir como investir no BI pode levar ao sucesso esperado!

O que é o Business Intelligence?

Trata-se de uma tecnologia de análise de dados que é voltada para identificar tendências e possibilidades de melhoria no ambiente interno de uma empresa. Avaliando informações estruturadas e não estruturadas dos fluxos de trabalho e resultados comerciais, pode-se construir um fluxo de trabalho mais eficiente. Desse modo, o negócio ganha competitividade e habilidade para competir em sua área.

As ferramentas de Business Intelligence trabalham com um grande fluxo de informações. Elas se conectam a sistemas de gestão, aplicativos de monitoramento de recursos e bancos de dados para gerar insights de alto valor agregado. Além disso, combinam as análises com poderosos algoritmos de estatística e visualização de informações.

A consequência de tirar proveito dessa ferramenta no dia a dia da empresa é ter um número maior de meios para torná-la mais eficaz. Bastarão poucos minutos para identificar qual o melhor investimento para a companhia ou mesmo quais correções devem ser aplicadas. Desse modo, é possível desenvolver produtos e serviços de alto nível e ganhar vantagem competitiva no mercado.

Como o BI gera melhores resultados aos negócios?

O BI pode ser utilizado por uma empresa de várias formas. A combinação de soluções de análise de dados em escala e poderosos algoritmos computacionais de estatística auxiliam o analista a obter novos insights e a melhorar suas escolhas. Veja a seguir três pontos nos quais essa ferramenta faz toda a diferença no cotidiano de um empreendimento.

Planejamento estratégico

Um bom planejamento pode fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso. A empresa que consegue identificar a melhor forma de direcionar seus planos sempre terá mais facilidade para conquistar novos clientes e manter os atuais fidelizados. Além disso, terá menos dificuldades para atingir as metas e para atender a novos chamados.

Utilizando o BI, o planejamento terá mais dados para tomar decisões inteligentes que estejam focadas na entrega de resultados. Os times se pautarão pelo histórico do negócio e tendências do mercado ao planejar projetos ou mesmo realizar investimentos. Isso reduzirá riscos, melhorará gastos e promoverá melhores rendimentos.

Tomada de decisões

A tomada de decisão é um ponto crítico para o negócio, ainda mais porque isso acontece a todo momento. Gestores precisam identificar demandas, priorizar ações e garantir que tudo ocorra sempre da melhor forma possível. Além disso, devem avaliar quais os melhores investimentos e produtos que podem ser atualizados a cada instante.

O BI auxilia a empresa a ter uma visão completa sobre como cada fator afetará a decisão final do gestor nesses momentos. Avaliando diferentes pontos, fica mais fácil identificar o investimento com o melhor custo-benefício, por exemplo. Dessa maneira, a companhia pode reduzir as chances de obter uma ferramenta com alto risco de gerar prejuízos a médio e longo prazo.

Otimização dos serviços e da cadeia operacional

Toda empresa tem problemas internos. Saber quando e como solucioná-los é algo primordial. Afinal de contas, a cadeia operacional de um negócio de sucesso passa sempre por melhorias.

Utilizando o Business Intelligence, seu negócio conseguirá avaliar corretamente quais pontos otimizar primeiro. Todas as informações obtidas com o apoio de indicadores e métricas internas serão processadas em conjunto. Isso dará ao time uma visão completa sobre o funcionamento da companhia e quais são os erros mais graves.

A partir dos insights obtidos, pode-se realizar melhorias precisas e focadas nas demandas dos clientes e parceiros comerciais. A empresa terá meios para identificar o que está impactando de forma mais profunda seus resultados e, desse modo, saber como melhorar a cadeia interna de produção.

Como uma empresa parceira pode ajudar a extrair o máximo do BI?

Para investir em Business Intelligence, várias mudanças no fluxo de trabalho da empresa são necessárias. A companhia deverá manter uma nova cultura, a qual será voltada para a análise de dados. Além disso, os profissionais deverão integrar novas soluções e práticas ao dia a dia para aproveitar ao máximo os impactos relacionados ao uso dessa solução.

Nesse momento, ter o apoio de um parceiro especializado como a Multiplike pode ser o caminho ideal para o seu negócio. Nossos especialistas podem auxiliar a implementar uma boa ferramenta de BI e a traçar um plano de ação robusto e alinhado com o perfil do negócio. Desse modo, as equipes terão maiores possibilidades de atingir melhores resultados a médio e longo prazo e fazer um uso mais eficiente das ferramentas tecnológicas em seu dia a dia.

A análise de dados tem mudado o fluxo de trabalho de muitos negócios. A possibilidade de utilizar informações com um viés estratégico auxilia gestores a colocarem a companhia à frente de concorrentes com muito mais facilidade. Afinal, todos os processos serão pautados por um conhecimento amplo sobre os diferentes cenários possíveis.

Investir em BI deve ser visto como algo crucial para o sucesso de qualquer empresa. Quem adota o Business Intelligence como uma forma de auxiliar as rotinas de tomada de decisão e a otimização de fluxos terá mais chances de se alinhar às demandas de clientes e parceiros comerciais. Por isso, sempre busque o apoio de um especialista e garanta ao negócio mais competitividade e inovação.

Gostou deste post? Então, continue a visita em nosso blog e entenda por que fazer uma análise de crédito corretamente pode gerar grandes resultados para uma empresa.

Sobre a Multiplike

A Multiplike é uma empresa moderna, que visa ajudar no crescimento da economia, e fazemos isso através da antecipação de recebíveis, fornecendo crédito de forma ágil e segura a vários setores do mercado brasileiro.

Nosso crescimento tem sido incrível, e em quase 20 anos de mercado já nos transformamos em uma empresa sólida, respeitada e extremamente eficiente em seus processos. Atuamos como securitizadora e como Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), oferecendo as mais diversas soluções pra quem necessita de capital de giro ou de uma opção segura e rentável de investimento.

Voltar