Valentina é gestora financeira de um negócio de médio porte e está com dificuldades de obter crédito no mercado. Apesar de negociar com fornecedores e ter uma boa atuação, nem sempre é possível captar capital de giro para empresa negativada — e isso implica dificuldades de comprar matéria-prima mais barata, pagar parceiros e colaboradores, e fazer novos investimentos.
Ao ler esse resumo da história da Valentina, é possível que você tenha se reconhecido. A necessidade de capital de giro é uma constante nas empresas brasileiras. Afinal, esse dinheiro serve justamente para manter as operações do negócio. A questão é que o “nome sujo” dificulta muito a obtenção desse montante.
No entanto, há uma luz no fim do túnel! Quer saber qual é ela? Continue lendo este post e veja como é possível sair do vermelho e colocar as finanças do seu negócio no azul.
Qual a importância do capital de giro para as empresas?
O capital de giro é a quantia necessária para manter o funcionamento das operações regulares do negócio. De maneira mais técnica, é uma parte do investimento da empresa que integra uma reserva de recursos a ser utilizada para suprir as necessidades financeiras ao longo do tempo.
O cálculo do capital de giro líquido — isto é, o valor necessário para honrar todos os compromissos financeiros no curto prazo — tem como base a seguinte fórmula:
capital de giro líquido = ativo circulante – passivo circulante
O ativo circulante é composto por caixa, aplicações financeiras, saldo em bancos, contas a receber etc. Por sua vez, o passivo circulante são as quantias com fornecedores, empréstimos e contas a pagar, por exemplo.
Identificar esse valor é importante porque garante a saúde financeira do negócio. Por meio dele, você assegura:
- existência de recursos de financiamento aos clientes nas vendas a prazo;
- manutenção de estoques;
- pagamento a fornecedores;
- quitação de outras despesas e custos operacionais.
Além disso, quando a empresa ignora a necessidade de capital de giro, está sujeita a mais riscos operacionais. Em outras palavras, seu caixa pode ficar negativo e o funcionamento das atividades fica comprometido.
É possível adquirir empréstimo de capital de giro para empresas negativadas?
Essa é a grande resposta deste post: sim, sua empresa pode obter capital de giro, mesmo com o CNPJ negativado. A diferença é que nem todas as alternativas para obtenção estão disponíveis.
Uma companhia sem restrição tem a chance de conseguir esse recurso por meio da antecipação de recebíveis, empréstimo ou financiamento empresarial. Quando existe essa limitação, ainda é possível obter capital de giro com agilidade e flexibilidade. Basta saber procurar nos lugares certos.
É normal que o capital de giro para empresas negativas seja buscado em bancos. O problema é que essas instituições financeiras, geralmente, evitam a liberação do crédito para negócios nessa situação. Nesse caso, é feita uma análise mais criteriosa do cadastro organizacional — e isso tende a impor muitas restrições.
A opção é ir para os Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDCs). Essas empresas especializadas oferecem o cadastro de maneira rápida e prática, qualquer que seja a situação do negócio.
Achou estranho? Vou explicar. As organizações que atuam com FIDCs compram títulos de venda a prazo e repassam o dinheiro à vista, com o desconto de algumas taxas, que são menores que aquelas aplicadas pelos bancos tradicionais.
Como existe essa garantia, o histórico do seu negócio tem menos importância. O foco, aqui, é a liquidez dos recebíveis dos clientes — ou seja, a capacidade dos títulos de se transformarem em dinheiro.
Ao optar por esse recurso, sua empresa negativada obtém capital de giro e tem mais possibilidade de negociação com fornecedores. É importante saber ainda que a antecipação dos recebíveis é a maneira mais rápida de incentivar a atividade empreendedora, porque você recebe o dinheiro à vista das suas vendas a prazo.
Por que a Multiplike é a melhor opção?
A obtenção de capital de giro para sua empresa negativada exige que você tenha contas a receber de clientes nos próximos meses ou dia. Assim, os direitos creditórios são vendidos e você antecipa esses valores de forma prática, ágil e sem burocracias.
De quebra, você realiza o processo sem contrair dívidas para sua empresa, porque é o seu cliente que deve quitar a quantia em aberto. Sem ter nada para pagar no futuro, mantém o caixa da sua empresa equilibrado e evita aquele endividamento comum aos negócios que procuram os empréstimos tradicionais.
É claro que, para fazer uma operação segura e confiável, é preciso contar com uma empresa com experiência nessas transações. É aí que a Multiplike Soluções Financeiras entra. Com mais de 15 anos no mercado de antecipação de recebíveis, você tem a chance de comercializar notas fiscais, pedidos e cheques com agilidade.
Para isso, basta ceder os recebíveis e obter o dinheiro à vista com o melhor fator do mercado. Os limites de operação são flexíveis e a Multiplike ainda oferece uma conta de pagamento livre de bloqueios judiciais. Outros diferenciais a serem destacados são os que listamos abaixo.
Atendimento profissional e personalizado
Os clientes conversam com profissionais experientes e qualificados e têm um gerente de contas exclusivo. O atendimento é feito por meio de plataformas com foco em um pequeno número de empresas. O resultado é simplicidade, praticidade, rapidez e disponibilidade.
Além disso, a equipe é totalmente capacitada para ir além dos padrões do mercado. O objetivo é sempre buscar o conhecimento do seu negócio para oferecer uma porcentagem maior de títulos aprovados.
Agilidade na liberação do crédito
O software de gestão utilizado pela Multiplike faz a liberação do valor de maneira automática e em até 60 minutos, a partir do envio da proposta. Sem burocracias, a oferta ainda conta com condições especiais.
Melhoria dos limites de crédito
Os maiores limites do mercado são oferecidos pela Multiplike. Sua expectativa será superada, porque o trabalho é voltado para essa proposta diferenciada.
Transparência
O histórico da sua empresa nas negociações para obter capital de giro estão disponíveis para acesso a qualquer momento. Basta inserir login e senha.
Diversidade de envio das operações
Os recebíveis podem ser enviados por WhatsApp, site, telefone ou e-mail. Com todas essas opções, fica fácil realizar a operação, certo?
Competitividade do preço
A Multiplike oferece vários serviços gratuitos, como cobrança, monitoramento da entrega da mercadoria e análise de crédito. O pagamento de menos taxas faz a operação ser mais barata para o seu negócio.
Ausência de reciprocidade
A venda casada — que é proibida pelo Código de Defesa do Consumidor — nunca é praticada na Multiplike. Você não precisa se preocupar com capitalização, seguro ou aquisição de qualquer produto para obter o crédito necessário.
Aumento da satisfação dos clientes
A melhor forma de saber se os serviços são realizados da maneira correta é a aplicação de pesquisas de satisfação. A cada seis meses, essa prática é executada e o resultado é 98% dos clientes da Multiplike a consideram a melhor parceira do segmento.
Credibilidade
A experiência e a capacidade financeira da empresa são asseguradas por já ser tradicional no mercado e ter operações estáveis. Com isso, a atuação é feita em todo o Brasil.
Entendeu como você obtém capital de giro para sua empresa negativada com agilidade e ainda faz negócios sem se endividar? Com as dicas que você viu neste post, fica fácil colocar as ideias em prática, melhorar o saldo de caixa e fazer investimentos no futuro.
Então, que tal começar? Entre em contato com a Multiplike, fale com um de nossos profissionais especializados e veja como sua empresa pode ganhar fôlego financeiro para fazer negócios mais vantajosos!