Certificado Great Place to Work

Capital de giro sem burocracia: por que é melhor opção para empresa?

Veja mais

Conseguir atender todas as necessidades financeiras do negócio é uma tarefa complicada para uma empresa. Com tantas despesas e custos, fica difícil até manter uma reserva. A companhia pode começar a estudar a possibilidade de ir atrás de um serviço especializado que garanta o capital de giro sem burocracia até que ela se recupere.

Afinal, o que geralmente acontece em situações como esta é que a empresa até vende produtos e serviços suficientes, porém, precisa esperar determinado período para receber. Como a companhia não pode parar de funcionar até ter novamente seus recursos, se faz necessário procurar por alternativas para manter o negócio.

Nesse contexto, é comum que alguns empresários não saibam o que fazer. Neste texto, eu quero mostrar para você o que fazer para conseguir um capital de giro sem burocracia. Entenda!

Como o capital de giro auxilia a empresa?

O capital de giro é uma parte do negócio fundamental para que uma empresa consiga se sustentar durante seu período de atividade, sendo o montante necessário para que ela possa realizar as suas operações.

Em uma definição simples, o capital de giro corresponde à quantia disponível no caixa da empresa depois que são retiradas todas as despesas e custos, tornando-se uma garantia de dinheiro para eventuais situações em que a empresa ainda não recebeu pelos seus serviços e produtos.

Qualquer empreendimento que pretende garantir a sua sustentabilidade precisa ter um capital de giro controlado. Até porque, dependendo do tipo de operação, como uma venda a prazo, a companhia tem que ter a certeza que possui recursos suficientes para continuar funcionando.

Além disso, o dinheiro do capital de giro também é fundamental para atividades como preservação do estoque, garantia dos pagamentos dos fornecedores, quitação dos tributos e até o pagamento dos salários dos funcionários.

Investimento fixo

É importante não confundir capital de giro com investimento fixo. Apesar das duas categorias manterem um determinado valor, elas são diferentes. O capital está relacionado a reserva de dinheiro mantida pela empresa e que deve ser utilizado em algum momento. Agora, o investimento fixo está relacionado ao dinheiro que é aplicado para a manutenção do negócio, como móveis, maquinário e aspectos do próprio estabelecimento da empresa.

Por que contratar um serviço de capital de giro?

O capital de giro é uma reserva muito importante, nós podemos notar isso conforme eu expliquei no tópico anterior. De fato, uma empresa que não consegue manter o seu terá bastante dificuldade em prosseguir no mercado, principalmente, para competir com outras empresas do mercado.

Por exemplo, sem capital de giro será bem trabalhoso para oferecer a opção de venda a prazo para os seus consumidores. Sem essa condição, a tendência é que ela perca clientes para a concorrência.

Além disso, dependendo do tempo da empresa, por exemplo, em um negócio novo, há chances de ter dificuldades de conseguir juntar o suficiente para manter o seu capital de giro. Procurar ajuda profissional para arcar com essa quantia pode ser uma ótima oportunidade. Vamos conhecer alguns dos benefícios dessa escolha!

  • a empresa fica mais segura: de fato, ao conseguir manter o capital de giro, a empresa terá mais segurança para enfrentar as dificuldades financeiras que possam surgir. Afinal, se a companhia não consegue arcar com suas contas básicas, ela não terá condições de pensar em estratégias para lidar com outros problemas financeiros.
  • mais credibilidade: a situação pode piorar se, externamente, todos souberem da incapacidade da companhia em ter um capital de giro, já que ela provavelmente terá mais dívidas e dificuldades em pagar seus credores;
  • sem restrições para as vendas: uma empresa limitada que não pode disponibilizar para os seus clientes outras possibilidades de vendas, como a compra a prazo, é uma companhia que está fadada a perder bastante para a concorrência. Por mais que a venda a prazo não seja tão vantajosa de imediato, ainda assim, mostra uma flexibilidade do negócio para com seus clientes;
  • retorno em curto prazo: boa parte dos serviços de capital de giro trazem para a empresa a possibilidade de arcar com essa despesa em um curto tempo, visto que é uma proposta de crédito para o curto prazo, já que pretendem ajudar em um problema imediato. Não há necessidade da empresa fazer um grande planejamento, definido por longos meses o quanto precisará separar para recorrer a esse serviço;
  • liberdade de uso: não há restrições de como o empreendimento usará o valor adquirido de um serviço de capital de giro. Quem está garantindo esse montante apenas quer ter a certeza que a companhia mantenha o seu funcionamento ou o use para realizar investimentos para aumentar seus lucros;
  • em dia com as manutenções: uma empresa que está com dificuldades e vai atrás de um serviço de capital de giro consegue manter o seu, garantindo muito mais possibilidades de manter as manutenções de suas operações;
  • expansão da empresa: o negócio conseguirá prosseguir com suas atividades e arcar com despesas de manutenção de seu maquinário, enquanto espera que seu caixa volte ao normal, sem precisar parar de fornecer os seus produtos e serviços.

Você já conhece os serviços da Multiplike?

Para quem está buscando o capital de giro sem burocracia, encontrar uma empresa que forneça esse serviço de maneira segura e confiável é bem complicado. Porém, existem companhias que oferecem oportunidades de garanti-lo de maneira simples e prática.

A Multiplike é um exemplo desse tipo de empresa, uma securitizadora que auxilia empresas a adiantar suas vendas a prazo, por meio de sua captação de recursos. Os nossos serviços funcionam assim, ao pegar capital do mercado, nós o transformamos em cotas ou debêntures para investidores.

Com aquilo que os investidores oferecem em troca, fornecemos crédito para as empresas que necessitam. Dessa forma, além de ajudar quem investe, também ajuda as companhias a conseguir ter dinheiro para o seu capital de giro.

E aí? Gostou do nosso texto sobre capital de giro sem burocracia? Ficou interessado no que a Multiplike pode oferecer? Se estiver precisando manter a reserva para o seu negócio, entre em contato conosco, temos a proposta certa para você!

Voltar