Como conseguir crédito para empresas? Descubra!

Veja mais

Toda empresa, seja ela grande, média ou pequena pode passar por períodos de dificuldades financeiras. Muitas podem precisar de dinheiro para manter o capital de giro, pagar fornecedores, quitar compromissos financeiros, etc. Assim, é preciso saber como conseguir crédito para empresas.

Conhecer as alternativas disponíveis é fundamental para escolher aquela mais acessível e vantajosa para o seu negócio. Isso porque de nada adiantará conseguir o crédito para resolver algumas pendências financeiras e, por outro lado, ficar com uma dívida difícil de ser quitada.

Portanto, se você quer conhecer boas formas de conseguir crédito para a sua empresa, acompanhe este artigo até o final!

O que é crédito para empresas?

O crédito para empresas é o nome dado ao empréstimo de recursos financeiros às pessoas jurídicas, feito por instituições bancárias, financeiras, fintechs, entre outras. Ele pode ser oferecido de diversas formas, como por meio de uma linha de crédito.

Normalmente, a linha de crédito tem um limite preestabelecido pela instituição que o fornece, de acordo com seu relacionamento com o cliente. Seu funcionamento se assemelha ao cheque especial ou cartão de crédito, sendo utilizado em momentos de necessidade.

Muitas vezes, o banco ou instituição pode limitar o seu uso para situações especificas, o que diferencia essa modalidade dos empréstimos convencionais. Ademais, não é necessário usar todo o limite disponível — e você somente pagará o valor que usar.

Via de regra, para conseguir uma linha de crédito é preciso ter uma conta empresarial junto à instituição fornecedora. Também pode ser preciso a apresentação de documentos pessoais e empresariais que demonstrem a renda, o histórico, os bens e os ativos da empresa, etc.

Cada linha de crédito pode exigir uma documentação distinta que esteja atrelada à finalidade do uso do dinheiro emprestado. Algumas fornecedoras de crédito exigem que seja dado um bem em garantia, que será transferido para elas e restituído quando o empréstimo for quitado.

Qual a importância do crédito para empresas?

O crédito para empresas permite que seja injetado um capital relevante em uma companhia sem alterar sua estrutura de modo geral. E ele pode ser usado para diversas finalidades — como arcar com custos operacionais, manter fluxo de caixa, financiar a expansão, entre outros.

Em determinados momentos, empresas já estabelecidas podem passar por fases difíceis devido a circunstâncias imprevisíveis. Por exemplo, crises econômicas, mudança no consumo ou no comportamento do consumidor frente a um produto, e assim por diante.

A depender do capital de giro disponível, a empresa pode encontrar dificuldades em manter suas operações. Nesse sentido, o crédito empresarial tende a ser uma alternativa para dar continuidade ao seu funcionamento e à administração do negócio, sem prejudicar os clientes ou fornecedores.

Outro cenário no qual o crédito de empresas pode ser relevante surge quando é necessário renovar o maquinário ou frota, o que pode ser bastante oneroso e fora do orçamento da companhia. Assim, tomar um empréstimo resolverá questões como essas rapidamente.

Com um planejamento financeiro apropriado, o crédito para empresas pode ser uma alternativa para resolver problemas e expandir o negócio com mais agilidade. Contudo, é possível encontrar alternativas ainda mais interessantes para injetar dinheiro na empresa.

Como conseguir crédito para a empresa? 

O mercado de crédito para empresas está bastante disputado. Existem diversos bancos, financeiras, fintechs e outras empresas oferecendo oportunidades que podem ser vantajosas para o seu negócio. Mas como escolher entre tantas alternativas e conseguir o crédito que precisa?

Confira alguns pontos que devem ser avaliados na hora de buscar por crédito para empresas!

Avalie a situação e necessidade da empresa

Antes de pedir crédito, é preciso saber qual é a situação da empresa e sua necessidade. Por exemplo, o objetivo do empréstimo será liquidar dívidas, investir em melhorias, expandir o negócio? Tendo essas questões bem definidas você terá condições de tomar decisões mais acertadas.

Tenha um planejamento financeiro

Ter um bom planejamento financeiro envolve definir onde o dinheiro será aplicado. Para empréstimos, também tem relação com a forma como ele será quitado.

Entretanto, é importante ter em mente que manter esse planejamento se torna imperativo em qualquer situação. Inclusive, encontrar alternativas ao empréstimo é uma maneira de manter o planejamento financeiro em ordem e manter a saúde financeira do seu negócio.

Confira diferentes oportunidades disponíveis no mercado

Atualmente, existem linhas de créditos especificas para cada objetivo diferente. Por exemplo, obter capital de giro, comprar de equipamentos, ampliar espaço, etc.

Assim, procure por diferentes alternativas que atendam às necessidades do seu negócio — inclusive fora do ambiente de crédito, como você descobrirá adiante.

Procure por alternativas ao empréstimo

Nem sempre um empréstimo pode ser a melhor opção para obter crédito. Afinal, como você viu, ele envolve juros e certo grau de burocracia. A empresa que precisa de capital imediato, mas não quer se submeter ao endividamento, conta com outras possibilidades.

Entre elas destaca-se a antecipação de recebíveis, que você verá a seguir.

O que é a antecipação de recebíveis?

Normalmente, uma empresa tem contas a pagar e crédito a receber. As quantias que ela tem programadas para entrar no caixa são chamadas de recebíveis. Nesse sentido, antecipar recebíveis significa receber antecipadamente por créditos que a companhia receberia a prazo.

Assim, conhecer empresas que realizam a antecipação de crédito viabiliza a obtenção de dinheiro sem que haja a necessidade de fazer empréstimos. Com isso, você evitará a burocracia de contratar uma linha de crédito e não comprometerá o orçamento, uma vez que não é feita uma dívida.

Quais as vantagens da antecipação de recebíveis?

Como é possível perceber, a antecipação de recebíveis é vantajosa em relação aos empréstimos por diversas questões, tais quais:

  • ausência de taxas: como não se trata de uma modalidade de empréstimo, não há cobrança de juros ou multas pelo atraso no pagamento. Isso faz com que a operação seja muito mais acessível;
  • redução dos riscos: a inadimplência dos clientes é um fator que pode impactar severamente no caixa de uma empresa. Com a antecipação dos recebíveis não há esse problema, pois o dinheiro é recebido à vista e o risco é repassado;
  • maior liquidez: considerando que o dinheiro dos recebíveis antecipados são levantados no ato, a empresa gera mais liquidez para manter suas contas em dia. Além disso, ela poderá aumentar o seu capital de giro e tornar seu balanço mais líquido;
  • finanças estruturadas: antecipar recebíveis permite a empresa financiar suas operações com recursos próprios. Desse modo, a estrutura financeira da companhia será mais forte sem precisar tomar empréstimos.

Agora que você já sabe o que é o crédito para empresas, será mais fácil aproveitar alternativas mais interessantes — como a antecipação de recebíveis. Portanto, avalie as opções e faça uma escolha mais inteligente para o seu negócio!

Quer antecipar seus recebíveis? Então confira essa solução ofertada pela Multiplike!

Voltar