Crédito para CNPJ negativado: como conseguir?

Veja mais

As empresas podem buscar crédito em instituições bancárias para manter suas operações. Por exemplo, quando precisam financiar o capital de giro ou cuidar de outras necessidades. No entanto, no caso de um CNPJ negativado, pode ser difícil contratar crédito.

Há negócios que estão passando dificuldades financeiras e estão com dívidas atrasadas. Com isso, o fluxo de caixa fica seriamente comprometido, impactando até mesmo a capacidade da empresa de se manter aberta. Nesse caso, obter crédito nos bancos não é simples.

Mas há alternativas: a antecipação de recebíveis surge como solução para a obtenção de recursos. A seguir, entenda como ela funciona!

Como obter crédito para CNPJ negativado?

Os bancos oferecem uma variedade de linhas de crédito para empresas. Contudo, quando se trata de empréstimo para CNPJ negativado, o empresário precisa lidar com alguns problemas.

Primeiro, a análise de crédito da instituição financeira pode impedi-la de conceder crédito a uma empresa negativada. Além disso, quando é possível obter um empréstimo ou financiamento os juros tendem a ser muito mais altos, por conta do risco que o banco vê na operação.

Por isso, um modo mais vantajoso de atrair recursos quando a empresa está negativada é a antecipação de recebíveis. Sua empresa provavelmente tem determinado volume de direitos creditórios gerados por clientes que compram a prazo, certo?

Tais direitos incluem duplicatas, cheques pré-datados, vendas no cartão e no crediário, entre outros. A antecipação desses recebíveis envolve vender as dívidas desses clientes a uma empresa e receber o valor à vista. A seguir, você entenderá como esse processo funciona.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Os recebíveis mencionados no tópico anterior são receitas às quais você tem direito. Mas, para recebê-los é preciso respeitar o prazo combinado com os clientes. Para ter esse dinheiro em mãos rapidamente, a solução é buscar uma empresa securitizadora — como a Multiplike.

Essa instituição financeira faz a securitização dos recebíveis, estruturando-os para que sirvam de lastro para títulos de crédito privado. Estes podem ser negociados no mercado de capitais e são disponibilizados para investidores interessados.

Vale lembrar que a securitização de recebíveis não é burocrática como um empréstimo. Naturalmente, é preciso apresentar os documentos que comprovam os direitos creditórios. Mas, assim que ocorre a aprovação, os recursos são liberados com rapidez e agilidade.

Para empresas que estão com o CNPJ negativado, trata-se de uma oportunidade de obter recursos de maneira simplificada. Assim, você pode compor um capital de giro adequado, fazer investimentos no seu negócio e cuidar de outros compromissos financeiros da empresa.

Como fazer a antecipação de recebíveis?

Um ponto que chama atenção na antecipação de recebíveis é a possibilidade de contratá-la totalmente on-line. O primeiro passo é recorrer a uma securitizadora de recebíveis como a Multiplike e entrar em contato apresentando a sua necessidade.

Então, você cede à securitizadora o direito de receber os valores que seus clientes devem à sua empresa. A instituição, por sua vez, paga à vista aquilo que seu negócio receberia a prazo. Esse pagamento é feito com um deságio que custeia a operação.

Quais são as vantagens da antecipação de recebíveis?

Vale a pena considerar as vantagens da antecipação de recebíveis em comparação com financiamentos e empréstimos bancários. A seguir, veja algumas delas!

Colabora para a saúde financeira do negócio

Mesmo para empresas que estão com o CNPJ regular, um empréstimo bancário pode não ser a melhor alternativa. Um dos motivos é que as parcelas representam um endividamento que, no médio prazo, pode desequilibrar as finanças do negócio.

No caso do financiamento de capital de giro, o crédito concedido pelo banco geralmente não considera os prazos da carteira de clientes. A antecipação de recebíveis, por outro lado, alinha-se com os prazos dos recebíveis, colaborando para a saúde financeira do negócio.

Em especial quando se trata de empresas com CNPJ negativado, um empréstimo pode ser desvantajoso. Afinal, como você viu, talvez seja preciso se comprometer a pagar uma alta taxa de juros para que o crédito seja liberado.

É verdade que a antecipação de recebíveis é feita com um deságio, mas ela oferece benefícios que vão além da obtenção de recursos. Você entenderá melhor essa questão nos tópicos seguintes.

Simplifica processos

Em alguns casos, pode ser difícil você receber o dinheiro referente a um direito creditório. Afinal, algum cliente pode atrasar o pagamento ou se tornar inadimplente. Nesse caso, o que você faz com os cheques pré-datados, duplicatas e notas promissórias com pagamento atrasado?

A solução é fazer a cobrança e tentar chegar a um acordo com o devedor. Trata-se de uma atividade que pode prejudicar o andamento das atividades da empresa e envolve custos com cobranças. Além disso, há o risco de não receber o dinheiro.

Por outro lado, quando você transfere direitos creditórios para uma securitizadora, é ela quem se encarrega de cobrar os clientes inadimplentes. Sendo assim, é importante não ver o deságio da antecipação como uma cobrança de juros.

Na securitização de créditos, você paga por uma solução completa que agrega conveniência e segurança às operações do seu negócio. Além de antecipar os ganhos, sua empresa transfere o risco da inadimplência.

Tem contratação simples

Uma das grandes vantagens da securitização de recebíveis é a possibilidade de fazê-la via internet. Isso significa que você não precisa se deslocar até um banco ou qualquer outra instituição para firmar o contrato.

Em uma empresa como a Multiplike você pode enviar os documentos de modo online e assinar o contrato a partir do seu computador, de maneira simples e sem burocracia. A liberação dos recursos também é feita com rapidez, colaborando para o fluxo de caixa do seu negócio.

Ajuda a regularizar a situação da empresa

Quando ocorre uma negativação, é importante buscar uma solução que colabore para a saúde financeira da empresa. Afinal, ela não precisa — nem deve — continuar negativada para sempre.

Com um bom planejamento, é possível regularizar a situação do seu CNPJ, e isso pode abrir novas oportunidades no futuro. A antecipação de recebíveis vai ao encontro desse objetivo, ajudando sua empresa a se reestruturar financeiramente.

Agora ficou claro que, mesmo que seu negócio esteja com o CNPJ negativado, é possível obter recursos sem prejudicar as finanças, certo? Isso depende de você recorrer a uma solução adequada, como a antecipação de recebíveis.

Gostou da ideia de securitizar os direitos creditórios do seu negócio? Conheça a solução da Multiplike para empresas negativadas!

Voltar