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Eficiência x Eficácia

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Gostaria de chamar a atenção para um fato bem interessante. A diferença entre eficiência e eficácia. A eficiência seria o ato de “fazer as coisas de maneira certa”, enquanto que a eficácia consiste em “fazer bem o que precisa ser feito”.

Existe uma história antiga que fala de um problema ocorrido nos Estados Unidos, quando uma indústria de geladeiras ainda estava no começo de suas atividades.  Sempre que uma família comprava uma nova geladeira, era costume colocar a antiga no porão da casa onde as crianças brincavam.

Porém, as geladeiras antigas possuíam um sistema de fechamento com uma trava grande na porta, e só fechavam e abriam por fora. Então, era normal a porta bater e a criança ficar presa dentro da geladeira e acabar morrendo asfixiada.

A indústria toda se mobilizou, fazendo grandes projetos visando uma trava de geladeira que também abrisse por dentro, para o caso de alguém ficar preso pelo lado de dentro. Previsivelmente, o projeto da nova trava ficou caro e a implementação ainda mais cara, mas valeria a pena se fosse para salvar a vida das crianças. Logo, as equipes de desenvolvimento das empresas estavam se mobilizando com EFICIÊNCIA.

Mas, um funcionário da linha de produção chegou para um dos engenheiros e perguntou “Por que vocês não colocam um imã na porta da geladeira? Assim, se alguém ficar preso, basta empurrar a porta com os pés”. Isso sim é EFICÁCIA.

Existem pessoas que são extremamente eficientes em coisas que não trazem resultados ou que não precisariam ser feitas, o que as leva a perderem muito tempo em coisas que não vão levá-las ao resultado que buscam, deixando-as ocupadas e improdutivas.

Portanto, fique atento e seja EFICAZ. Tenha sempre a consciência de investir seu tempo naquilo que realmente traga eficácia nos seus projetos.

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