Saiba como fazer uma gestão financeira eficiente na sua empresa

Veja mais

Entre todos os setores de uma empresa, o financeiro sempre terá um grande destaque. Afinal, ele é o indicativo de que as atividades do negócio estão no caminho certo, além de ser importantíssimo para mantê-lo. Por isso, determinar uma gestão financeira eficiente é mais que fundamental, é uma necessidade.

Contudo, eu sei que com as rotinas do dia a dia pode ser bastante difícil desenvolver essa gestão de maneira a trazer melhores resultados para as finanças. Por isso, neste texto, eu vou explicar tudo o que você precisa saber sobre essa gestão. Confira!

O que é gestão financeira?

Todas as atividades em que a administração de uma empresa realiza com a intenção de controlar e monitorar as finanças com objetivo de melhorar os resultados e, consequentemente, aumentar o patrimônio do negócio podem ser considerada uma gestão financeira. Nesse contexto, não são incomuns ações como análises, monitoramento e planejamento de todas as operações relacionadas ao setor.

Qual a importância de uma gestão financeira eficiente em seu negócio?

A gestão financeira tem uma enorme importância para a organização dos processos da companhia, principalmente, quanto ao planejamento. É por ela que muitas informações sobre a condição financeira do negócio ficam claras. De forma que é possível saber se é ou não viável começar um novo projeto, por exemplo.

É com essa ferramenta que a gerência consegue saber como estão os gastos, se já atingiram o limite, se há necessidade de fazer novos investimentos, ou mesmo, se o que foi planejado trouxe os resultados almejados. Além do que, a gestão financeira é responsável pela administração dos lucros e como está o desempenho do capital de giro.

Sendo assim, a gestão financeira é uma atividade fundamental para qualquer empreendimento. Sem ela, dificilmente uma companhia conseguiria se manter no mercado.

Como fazer uma boa gestão financeira?

Eu sei que essa é uma atividade que, pelo seu grau de relevância, deve fazer parte do dia a dia da empresa. Porém, em muitos casos, realizar uma boa gestão financeira não é tão simples assim. Por isso, separei algumas dicas de como realizar esse processo e trazer um melhor desempenho financeiro para o seu negócio. Entenda!

Conheça o seu orçamento

Antes de começar qualquer ação que envolva o financeiro, você precisará compreender o orçamento do empreendimento. Quando digo isso, não é apenas saber para aonde vai cada quantia da sua empresa. Estou falando que, além de conhecer bem essa informação, ainda é necessário que a gestão faça um planejamento anual do orçamento. Nesse plano é preciso conter projeções e dados importantes sobre a rotina financeira da empresa. Coisas como despesas, receitas, o balanço patrimonial etc. Também é interessante definir quais serão as metas para o ano.

Utilize as ferramentas financeiras adequadas

A tecnologia será uma grande aliada no processo de gestão da sua empresa. No caso, financeiro, há uma infinidade de ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar a organizar e monitorar as contas. Primeiramente, uma das mais conhecidas são as tabelas, elas são acessíveis e podem, inicialmente, oferecer um bom controle do que entra e o que sai.

À medida que o trabalho de gestão for avançando, é interessante procurar por outras ferramentas tecnológicas mais modernas. Softwares com mais capacidade de integrar os setores da sua empresa.

Nesse caso, sistemas de gestão são a melhor opção, pois, além de serem capazes de monitorar em tempo real os processos, ainda, conseguem uma integração com outras áreas, facilitando a padronização dos ciclos de dados. Em um só lugar será possível ter acesso a diferentes planilhas, relatórios gráficos do seu negócio.

Analise o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta muito importante para entender como as finanças funcionam. Em termo gerais, são todas as entradas e saídas do caixa. Sendo assim, desenvolver uma rotina para checá-lo é fundamental.

Como cada empresa tem um ritmo próprio. Aconselho que, pelo menos uma vez por semana ou mês, a avaliação do que foi recebido ou gasto seja feita. Caso seu empreendimento tenha uma grande movimentação, como acontece em varejo, por exemplo, procure fazer todo o dia. Além disso, aproveite o planejamento orçamentário para analisar se o fluxo do caixa está de acordo com o que foi estipulado.

Quais são os benefícios de uma boa gestão financeira para o seu negócio?

Agora que você acompanhou algumas dicas de como fazer uma boa gestão financeira para a sua empresa, vamos conhecer quais são as vantagens que ela traz. Confira!

Menos custos

Com o controle financeiro proporcionado pela gestão financeira, você finalmente será capaz de entender quais são as despesas e os custos que fazem parte do seu negócio. Será possível entender quais são os processos que gastam mais. Se é realmente necessário investir em certa área, etc. Assim, será muito mais fácil diminuir os custos, já que terá dados para confirmar a decisão.

Auxílio nas tomadas de decisões

Com as informações oferecidas pela gestão financeira, todas as tomadas de decisões para esse setor serão feitas com segurança, afinal, você terá dados precisos em mãos. Se a empresa ainda investir em um sistema de gestão, poderá ter informações de diferentes épocas, realizando comparações e avaliando o que deu certo e o que não.

Logo, as decisões poderão ser definidas com mais segurança. Não haverá mais problemas para decidir, por exemplo, entre fazer um novo investimento, abrir uma nova filial ou em contratar mais funcionários, pois, se basearão em informações verdadeiras.

Melhora a segurança dos dados

Com a gestão e, consequentemente mais controle do que entra e saí da empresa, o monitoramento de todos os movimentos do negócio serão realizados com mais eficiência. Tudo poderá ser registrado, inclusive, guardado em backups para checagens posteriores.

Por causa disso, haverá um aumento considerável da segurança, ainda mais porque o acesso a essas informações estarão facilmente acessíveis em relatórios, gráficos, etc.

Principalmente, se a companhia utilizar software de gestão para a coleta e organização desses dados. O conselho aqui é procurar ferramentas que utilizem o sistema em nuvem, dessa forma, evita-se perder o que foi coletado por problemas nos computadores, da mesma forma que algum hacker invada.

Enfim, neste artigo você percebeu como a gestão financeira é um passo fundamental para qualquer empresa que almeja se manter no mercado e ainda alcançar o sucesso. Com algumas atitudes, como investir em tecnologia, monitorar o fluxo de caixa etc., já é possível começar a aplicar uma gestão eficiente para o seu negócio.

E aí? Gostou de saber como fazer uma gestão financeira eficiente para a sua empresa? Então, não deixe de compartilhar esse texto com os seus amigos!

gestão de fluxo de caixa

Voltar