Índice de liquidez nos investimentos: você sabe como funciona?

Veja mais

Ao considerar fazer investimentos é preciso ter atenção a todas as características que afetam os resultados de modo relevante. Entre os pontos importantes está o índice de liquidez, que pode estar ligado à saúde financeira das empresas e à conversão de um investimento em dinheiro.

Devido à sua relevância, o ideal é analisar o indicador para obter conclusões que ajudem na tomada de decisão. Portanto, é interessante saber como ele se relaciona com os investimentos e qual é o resultado desejado.

A seguir, veja um panorama completo a respeito do índice de liquidez nos investimentos e entenda como considerá-lo!

O que é a liquidez?

O primeiro passo para conhecer o índice de liquidez é compreender o que significa esse conceito. De modo geral, a liquidez representa a facilidade de converter um ativo em dinheiro. Quanto mais difícil ou mais demorado for fazer essa conversão, menor é a liquidez.

Além disso, ela pode ser avaliada em relação à saúde financeira de um negócio. Nesse caso, a liquidez é a medida que indica a capacidade de cumprimento das obrigações financeiras da empresa. Ou seja, quais são as condições dela de manter as finanças no positivo.

Como a liquidez está relacionada aos investimentos?

O conceito de liquidez é muito relevante para os investimentos. E ele pode ser entendido de duas formas. Primeiro, é muito comum que se conheça a liquidez que afeta a escolha dos investimentos, junto com a segurança e a rentabilidade (que formam o tripé a ser considerado pelo investidor).

Assim, antes de escolher aplicações de renda fixa ou ativos de renda variável, os investidores precisam conhecer qual é a liquidez de cada um. Isto é, com que rapidez podem ter acesso ao dinheiro e qual o tempo decorrido entre solicitar o resgate e receber o capital.

Outro aspecto importante da liquidez é quando você pretende aportar em um investimento. Por exemplo, os certificados de recebíveis imobiliários (CRI) e do agronegócio (CRA) — emitidos por securitizadoras.

Nesse caso, é válido considerar as características dos títulos para verificar sua segurança. Afinal, recebíveis de qualidade, adquiridos de empresas sólidas, podem manter o índice de liquidez dos títulos bastante elevada. Por isso, vale a pena entender melhor o conceito.

O que é o índice de liquidez nos investimentos?

Uma das formas de avaliar a liquidez em investimentos e empresas é pelo índice de liquidez. O cálculo pode ser útil para entender a situação financeira do negócio — por exemplo, de empresas que vendem recebíveis. Como consequência, se torna possível fazer uma análise e um gerenciamento de riscos.

Para isso, é preciso conhecer diversos tipos de índice a serem considerados. Uma das vertentes mais utilizadas é o índice de liquidez corrente. Ele demonstra a capacidade de a empresa cumprir com suas obrigações financeiras no curto prazo.

Para tanto, deve-se dividir o ativo circulante pelo passivo circulante. O ideal é obter um resultado abaixo de 1, pois indica que o patrimônio é maior que as dívidas.

Outra possibilidade é o índice de liquidez seca. Embora ele utilize o mesmo cálculo, há uma diferença nos ativos circulantes. Nesse caso, os elementos no estoque são desconsiderados, o que traz uma avaliação ainda mais precisa sobre a capacidade de pagamento no curto prazo.

Esses dois são os mais usados, mas também há outros indicadores disponíveis. O índice de liquidez imediata, por exemplo, desconsidera o estoque e os recebíveis. Portanto, usa apenas o dinheiro que está disponível no momento para uso da empresa.

Por fim, o índice de liquidez diário é mais focado para ter perspectivas de longo prazo. Para tanto, ele utiliza os ativos circulantes e de longo prazo e os passivos circulantes e não circulantes. Assim, traz uma compreensão mais ampla sobre as obrigações.

Como calcular índice de liquidez?

Como você acabou de ver, o índice de liquidez pode ser de diversos tipos, dependendo da informação desejada. Por isso, cada vertente do indicador tem um cálculo — eles têm a mesma base, mas utilizam componentes diferentes.

Para usar as relações que apresentamos para cada um, pode valer a pena buscar informações no balanço patrimonial da empresa. Por meio desse documento contábil, é possível entender exatamente o que compõe o patrimônio, evitando divergências a respeito dos números.

Para que serve o índice de liquidez?

Muitas pessoas ainda se perguntam sobre a importância de avaliar o índice de liquidez de negócio. No caso de investimentos que estejam ligados a uma ou diversas empresas, conhecer esse indicador é importante para fazer o gerenciamento de risco.

Se a empresa não for capaz de cumprir suas obrigações, por exemplo, pode ser um sinal de problema com a saúde financeira. A falta de liquidez pode ser decorrente de um problema de fluxo de caixa, de decisões inadequadas e pouco estratégicas ou de outras questões.

Assim, o investidor pode ter dificuldades para receber os juros combinados na renda fixa ou de ter rendimentos interessantes na renda variável. A análise do índice e a comparação com companhias do mesmo setor permite encontrar as alternativas que demonstram ser oportunidades melhores.

Quais as vantagens de um índice de liquidez alto?

Na análise do índice de liquidez, o mais interessante é que ele seja elevado. Isso porque ele aponta para a saúde financeira da empresa, o que pode auxiliar a justificar o investimento. Por outro lado, um índice baixo exige uma atenção maior em relação aos riscos da empresa.

No caso dos investimentos da Multiplike, por exemplo, as carteiras dos certificados de recebíveis imobiliários e do agronegócio são formadas por empresas com boa liquidez. Logo, você fica mais tranquilo de que as empresas conseguirão honrar seus compromissos.

Além disso, vale a pena conferir a liquidez do investimento em si. Um aplicação ou ativo que não possa ser resgatado facilmente leva ao chamado risco de liquidez. Então, você corre o risco de não conseguir resgatar ou de ter que se desfazer dele por um valor menor, por exemplo.

Em termos de resgate, a liquidez dos títulos da Multiplike é do tipo D-0. Ou seja, o recebimento do dinheiro é imediato. Ao solicitar o resgate, você terá seus recursos no mesmo dia — e fica mais seguro em relação às decisões de investimento.

Agora você sabe que o índice de liquidez tem grande importância nos investimentos, já que auxilia na tomada de decisão considerando o aspecto financeiro das empresas. Com o cálculo e o uso adequado, você pode encontrar as melhores oportunidades!

Para compor sua carteira com alternativas com elevada liquidez, conheça as oportunidades de investimento da Multiplike!

Voltar