Linhas de crédito para pequenas e médias empresas: como escolher?

Veja mais

É comum que pequenas e médias empresas (PMEs) precisem de recursos financeiros para cumprir com suas obrigações e se desenvolver. Nesse sentido, as linhas de crédito podem auxiliar o crescimento e a manutenção do negócio.

A partir dessas alternativas, por exemplo, é possível encontrar oportunidades de honrar os compromissos, melhorar a infraestrutura, comprar equipamentos, manter ou expandir a operação. No entanto, além das linhas de crédito tradicionais, existem outras opções que podem ser usadas.

Diante disso, é essencial conhecer as alternativas para identificar qual trará mais benefícios para a sua empresa. Neste conteúdo, você conhecerá as principais linhas de crédito disponíveis e como escolher a mais adequada para o seu negócio.

Continue a leitura!

O que são linhas de crédito?

A linha de crédito consiste em uma alternativa para obter recursos por meio de uma instituição financeira. Ela não é exclusiva de pequenas e médias empresas, mas são muito utilizadas por negócios que estão em fase de expansão.

Na prática, elas funcionam como um empréstimo que a companhia poderá utilizar para diversas finalidades. Assim, para ter acesso a uma linha de crédito, é preciso fazer uma solicitação em uma instituição da sua confiança.

Durante a contratação, é necessário apresentar os documentos exigidos, que podem variar em cada instituição. Após a análise das informações, se você for aprovado, terá acesso aos recursos solicitados. No entanto, é importante ter atenção à cobrança de juros e outras taxas.

Qual a importância das linhas de crédito para pequenas e médias empresas?

O acesso ao capital é um dos maiores desafios de empresários e jovens empreendedores no Brasil. Nesse sentido, a oferta de crédito para pequenas e médias empresas têm um papel importante para o fomento dessas companhias.

Isso porque o crédito pode disponibilizar capital de giro e aumentar a competitividade da empresa. Afinal, os valores podem ser usados na aquisição de máquinas e equipamentos, além do investimento em inovação e soluções tecnológicas que aumentam a produtividade.

Por outro lado, as linhas de crédito podem ser prejudiciais para o negócio. Sem um bom planejamento, elas costumam resultar em atrasos e dívidas. Isso pode virar uma bola de neve se não for bem administrado. Portanto, tenha atenção antes de contratar uma alternativa.

Quais são as principais linhas de crédito disponíveis no mercado?

Se o seu negócio precisa de recursos financeiros e você acredita que as linhas de crédito são uma solução adequada, é preciso conhecer as opções disponíveis.

A seguir, listamos as principais alternativas para pequenas e médias empresas disponíveis no mercado:

Empréstimo com garantia

No empréstimo com garantia, o cliente apresenta um bem para assegurar o pagamento das parcelas à instituição. Isso diminui o risco de inadimplência e costuma garantir condições melhores de pagamento, inclusive com juros mais baixos.

Contudo, é preciso apresentar uma garantia específica — representando maiores riscos.

Financiamentos

Ao contrário do empréstimo, o financiamento é um crédito cedido com um objetivo específico e definido em contrato, como a compra de um equipamento ou de um imóvel. As condições variam de acordo com a instituição financeira responsável.

Dependendo da linha de crédito, é possível financiar até 100% do bem. Nesse caso, a solicitação deve ser feita diretamente em bancos ou agentes financeiros especializados.

Cooperativas

As cooperativas de crédito são organizações sem fins lucrativos que atuam com o objetivo de promover o desenvolvimento regional. Para isso, elas se baseiam no interesse da própria comunidade.

Devido às características, elas conseguem algumas isenções de tributos, como PIS (Programa de Integração Social) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido). Isso pode resultar em melhores condições de crédito.

Para ter acesso, é necessário adquirir uma cota da cooperativa e participar das decisões em assembleias como sócio. Além disso, a modalidade também envolve o pagamento de juros.

Microcrédito

É uma modalidade de empréstimo de valores mais baixos e prazos de pagamento curtos. Em geral, o crédito é destinado a pequenos empreendedores que não têm fácil acesso a empréstimos ou concessões de crédito tradicionais.

Além das taxas de juros reduzidas, há algumas isenções, como no caso do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras). Outra característica é que ele, normalmente, tem uma aprovação mais simples.

Antecipação de recebíveis: a melhor alternativa para PMEs

Você viu que existem algumas alternativas de linhas de crédito disponíveis no mercado. Entretanto, todas elas possuem desvantagens e riscos envolvidos. Por isso, vale a pena conhecer outras possibilidades que o mercado oferece.

A antecipação de recebíveis é uma alternativa às linhas de crédito tradicionais. Nesse caso, a empresa tem a alternativa de receber os seus créditos antecipadamente. Assim, os negócios receberão o montante total — e as prestações futuras usadas para obter os recursos funcionarão como garantia.

Isso se reflete em crédito mais acessível e muito mais barato, com um processo menos burocrático. A solicitação pode ser feita online, de forma simples, prática, rápida e segura. Assim, ele também pode ser utilizado por empreendedores que ainda não têm capital de giro.

Além disso, a antecipação de recebíveis pode estar disponível também para CNPJs negativados — o que não aconteceria em linhas de crédito tradicionais.

Como escolher a melhor linha de crédito?

Depois de conhecer as diversas alternativas de linhas de crédito disponíveis no mercado, é comum ficar em dúvida sobre qual escolher.

Confira algumas atitudes que podem facilitar a tomada de decisão:

Entender a necessidade do crédito

O primeiro passo é compreender qual é a verdadeira necessidade do capital. Para isso, é importante definir exatamente como esse dinheiro será utilizado. Aqui, é provável que você tenha em mente alguns objetivos para o desenvolvimento do seu negócio.

O próximo passo, então, é entender como a linha de crédito ajudará a alcançar essas metas. Utilize um planejamento financeiro para identificar como o dinheiro será usado e se ele é realmente necessário, garantindo um uso mais consciente dos recursos.

Pesquise de forma aprofundada as opções disponíveis

Como você viu, existem diversas linhas de crédito disponíveis no mercado. Cada uma apresenta características diferentes, com variações nos juros, taxas e condições de pagamento. As mais tradicionais, inclusive, nem sempre são benéficas para o negócio.

Dessa maneira, é fundamental analisar todas as condições e fazer comparativos. Outra dica é avaliar a credibilidade da instituição financeira que oferece o crédito e a burocracia do processo. Assim, é possível entender qual é a opção mais compatível com os resultados que você espera alcançar.

Avalie os custos totais

Outro fator relevante se refere ao custo efetivo total (CET). Ele considera não apenas os juros, mas também taxas, tributos e outros encargos do empréstimo. Portanto, é fundamental considerá-lo para escolher a linha de crédito mais adequada para o seu negócio.

Sendo assim, vale a pena investir um tempo para fazer uma análise completa de todas as possibilidades, a partir do planejamento financeiro da empresa. Fazendo isso, é possível definir se, de fato, a alternativa de crédito escolhida atende às suas necessidades.

Agora você já conhece as linhas de crédito e sabe como escolher a melhor para o seu negócio. Nesse processo, lembre-se de que a antecipação de recebíveis pode ser uma maneira mais inteligente de ter acesso imediato ao dinheiro que já é seu.

Quer antecipar seus recebíveis? Conheça nossas soluções e descubra a opção mais adequada para a sua empresa!

Voltar