Certificado Great Place to Work

Livros finanças: 6 livros que você precisa conhecer!

Veja mais

Aprofundar os conhecimentos no mercado financeiro é uma lição que todo gestor precisa aprender. Por isso, consultar os livros finanças tornou-se uma prática indispensável para quem precisa manter-se atualizado sobre o assunto.

Além de fornecer informações importantes, as páginas dos livros podem nos ensinar estratégias que ajudam a antecipar o sucesso financeiro dentro das empresas. Isso mostra que, com a ajuda de grandes autores, é possível entender o funcionamento do mercado e se preparar para lidar com imprevistos.

Investir em conhecimento é importante para você e sua empresa? Então conheça as melhores indicações de livros sobre finanças e descubra a cada página o segredo do controle financeiro para os seus negócios! 

1. Pai Rico, Pai Pobre — Robert Kiyosaki

Lidar com o dinheiro continua sendo um grande desafio. Até ler o livro de Robert Kiyosaki, um dos principais best-sellers do mundo das finanças. Com mais de nove milhões de exemplares vendidos, este livro mostra as lições que o investidor Robert aprendeu com o seu pai ao longo da vida.

Dicas importantes sobre estabilidade, emprego e inteligência financeira são discutidas pelo autor, além de estratégias sobre como se tornar um empresário bem-sucedido no mercado atual, superando os concorrentes e driblando as dificuldades mesmo sem ter capital para isso.

2. Quem Pensa Enriquece — Napoleon Hill

Embora o sucesso seja almejado por todos, algumas pessoas descobrem a fórmula para alcançá-lo por meio de uma carreira sólida. Napoleon Hill, escritor e ex-assessor de dois presidentes dos Estados Unidos, é um deles. 

Em seu livro “Quem Pensa Enriquece”, o autor relata as quinze principais características presentes dos grandes milionários que fizeram parte da sua história, após uma pesquisa que durou cerca de vinte anos.

Ao acreditar que a mente do homem pode projetar pensamentos que se tornam realidade, Napoleon explica com detalhes o segredo da liberdade financeira em cada capítulo do seu livro. Vale a pena ler cada capítulo!

3. O Homem mais Rico da Babilônia — George S. Clason

Economizar recursos é uma necessidade que existe desde os tempos antigos. Para George S. Clason, autor de um dos livros mais vendidos do mundo, os problemas financeiros acontecem principalmente com pessoas que não buscam conhecimento, apenas o faturamento

Por meio de parábolas da civilização antiga, podemos encontrar neste clássico do mundo das finanças dicas e ensinamentos valiosos sobre como economizar dinheiro em tempos difíceis, tornando a leitura obrigatória para quem busca qualidade de vida e inteligência financeira para cuidar dos seus negócios.

4. Os Axiomas de Zurique — Max Gunther

Decifrar o sistema bancário ainda é desafio para muitos, principalmente para quem gosta de se aventurar no mercado de capitais. Como grande aliado, o autor Max Gunther escreveu este livro com foco na história de diversos banqueiros suíços e o que podemos aprender com eles e sua fortuna.

Esta obra também explora os erros mais comuns e como devem ser evitados para na administração bancária, além de sugestões para eliminar riscos e aumentar os lucros nos investimentos.

5. O Investidor Inteligente — Benjamin Graham

Ler o livro de um dos maiores consultores de investimentos do século XX é um privilégio para investidores e economistas.

Em seu livro, Benjamim Graham descreve o conceito de investir e os erros que devem ser evitados ao longo da trajetória no mercado de ações. Para quem está começando a investir ou já tem experiência no assunto, é interessante aprender educação financeiro sob o ponto de vista de autores importantes, como Benjamim.

6. Finanças Corporativas / Teoria e Prática — Aswath Damodaran

Saber onde investir o capital é uma decisão importante para qualquer empresa, não é mesmo?

No entanto, para os gestores que ainda têm dúvidas sobre o assunto, o livro escrito por Aswath Damodaran argumenta trechos fundamentais que envolvem assuntos sobre fundos para financiamentos, forma de dividendos e como aplicar a teoria no dia a dia das empresas a partir dos princípios financeiros na gestão.

Quais os benefícios de ler os livros sobre finanças?

Quem tem o hábito de ler livros sobre finanças não adquire apenas conhecimento, mas uma série de benefícios que otimizam o ambiente corporativo, influenciando ainda no sucesso da carreira. Quer saber quais benefícios são esses? Confira, a seguir, com atenção!

Conhecimento de mercado

A cada dia, novas informações e exigências chegam ao mercado. Como um bom investidor, aprofundar os conhecimentos na área financeira é obrigatório para lidar com o agressivo mundos dos investimentos. 

Por meio da leitura de livros sobre financeiras, você e sua empresa poderão compreender quais são os riscos que estão expostos, como enfrentar momentos de crise, entre outras situações que nem sempre estamos preparados para enfrentar em auxílio de profissionais experientes.

Controle do orçamento da empresa

Manter as finanças em ordem é uma tarefa difícil? Para muitas empresas também! No entanto, com o conhecimento certo é possível pensar em estratégias eficientes para reduzir custos, otimizar os lucros e, consequentemente, manter o orçamento controlado.

Grandes autores compartilharam em seus livros ensinamentos indispensáveis para equilibrar as finanças, evitar as dívidas e empréstimos, sugestões de negociações, além dos temidos juros e problemas que afetam o sucesso de pequenas ou grandes corporações.

Expertise nas decisões estratégicas

Decisões precisam ser tomadas com base em estratégias, dados e informações. Por outro lado, quem é um investidor experiente, sabe medir até mesmo as consequências e os índices de prejuízos e, assim se preparar para eles. Mas como adquirir esta expertise para otimizar os negócios da empresa?

Ainda que não exista um ingrediente secreto, a leitura diária de livros sobre finanças é uma das melhores maneiras de aprender com a opinião e experiências de outros investidores que já decifraram o mercado financeiro e ainda têm muito para contribuir com suas dicas.

Já escolheu os próximos livros finanças que irá ler para agregar mais conhecimento? Temos certeza que fará boas escolhas e aprenderá muito mais sobre educação financeira e como se destacar no concorrido mercado financeiro.

Gostou de ler o nosso artigo? Aprendeu tudo o que precisava? Então que tal compartilhá-lo em suas redes sociais e ajudar outras empresas com nossas dicas? Até a próxima leitura!

Voltar