Certificado Great Place to Work

Entenda o que é uma operação comissária e como funciona

Veja mais

O capital de giro é algo que mantém toda empresa funcional. Em busca disso, negócios podem manter diferentes estratégias, e uma delas é a operação comissária.

Esse tipo de atividade permite que a empresa obtenha recursos sem que o devedor tome conhecimento. Desse modo, é possível ter acesso antecipado às receitas e, assim, realizar investimentos ou até mesmo pagar contas. Para te ajudar a entender melhor como elas funcionam e o seu impacto nas receitas de um negócio, preparamos o post a seguir.

Continue a leitura e veja como a operação comissária pode ser utilizada por sua empresa!

O que é uma operação comissária?

A operação comissária é o processo de antecipar recebíveis ao cliente sem que o devedor tome conhecimento da operação. Ela também é chamada de factoring confidencial ou factoring sem notificação.

Esse modelo é muito popular nos Estados Unidos e na Europa, e ganhou espaço no Brasil nos últimos anos. Quando a operação comissária é feita, a obrigação de realizar a cobrança dos valores a receber se mantém com o cliente. No entanto, uma vez que os valores forem recebidos, ele deve fazer o repasse para a empresa que concedeu o crédito.

Esse serviço permite que negócios obtenham recursos no mercado com baixo custo. Taxas administrativas são menores, o que reduz os riscos para o negócio.

Como consequência, a operação comissária ganhou popularidade no mercado financeiro. Assim, elas podem manter a sua competitividade continuamente sem comprometer o orçamento.

Quais são os riscos normalmente associados com as operações comissárias?

Como apontamos, ao realizar uma operação comissária, a empresa ainda tem como obrigação repassar valores para o concessor do crédito. Como consequência, é importante ter uma noção dos riscos envolvidos nessa prática para garantir que a empresa possa tomar uma decisão bem estruturada. Assim, o negócio pode levantar as suas receitas sem ter grandes problemas no futuro.

O maior risco que há na operação comissária, assim como com outras operações de antecipação de recebíveis, é a empresa não conseguir arcar com os seus contratos. O negócio precisa, portanto, identificar o motivo para realizar essa rotina e como ela impactará no orçamento a médio e longo prazo. Além disso, é necessário avaliar as tendências de receitas no futuro próximo.

Esses dados serão utilizados para a empresa avaliar se a operação comissária tem baixo risco e um bom indicador de confiabilidade. Além disso, poderá auxiliar o negócio a reduzir taxas e a negociar um contrato mais atraente com a concessora do crédito.

Outro risco existente é a empresa não avaliar outras opções de financiamento e optar pela operação comissária quando ela não é a solução mais adequada para aquele momento. Por isso, o gestor deve fazer um estudo completo do mercado.

Detalhes como taxas, multas e impostos devem ser identificados e calculados para auxiliar a empresa a ter melhor visão sobre as opções disponíveis. Desse modo, o time poderá evitar más escolhas e garantir sucesso a médio e longo prazo.

Quais são as vantagens de contar com o apoio de um especialista para executar essa atividade?

Operações financeiras fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. Para manter um fluxo de capital de giro robusto, o negócio implementa metodologias, melhora a sua competitividade e alavanca o seu orçamento.

Por isso, é sempre importante contar com o apoio de um profissional especializado. Uma boa concessora de crédito permite ao negócio corrigir problemas, mitigar riscos e avaliar a melhor estratégia de investimento. Além disso, reduz as chances de a empresa escolher algo que não se alinha com o seu perfil e com as suas demandas.

Aqui na Multiplike, temos o melhor time do mercado para te auxiliar a ter mais confiabilidade e segurança em suas operações financeiras. Os nossos profissionais estão preparados para te auxiliar a avaliar a melhor maneira de alavancar recursos e manter o negócio lucrativo. Além disso, nossos serviços têm uma ótima relação custo-benefício, capaz de te auxiliar a manter a competitividade da empresa a médio e longo prazo.

Diante disso, sempre que for buscar soluções como as operações comissárias, conte com o apoio de um time de especialistas. Além disso, busque uma empresa com sólido background no mercado. Desse modo, você poderá evitar riscos e garantir que a companhia tenha os recursos oportunos para atingir as suas metas comerciais.

Quer saber mais sobre como a Multiplike pode auxiliar a sua empresa a ter mais sucesso a médio e longo prazo e a tomar decisões robustas? Então, fale com a gente!

Voltar