Securitização de créditos: 4 passos para impulsionar seu negócio!

Veja mais

Abrir um negócio requer não apenas uma boa ideia, mas também muita persistência e força de vontade. No entanto, mesmo que você tenha tudo isso, não é possível concretizar os seus planos sem ter dinheiro suficiente. Assim, uma alternativa é contar com a securitização de créditos.

Essa é uma forma de financiar os projetos da sua empresa sem recorrer a empréstimos bancários. Assim, é viável obter recursos sem assumir um grande compromisso financeiro. Afinal, isso poderia prejudicar o fluxo de caixa no decorrer de meses ou anos.

Gostou da ideia de levantar capital com a securitização de créditos? Continue lendo e descubra quais são os 4 passos necessários para impulsionar o seu negócio com essa solução!

O que é securitização de créditos?

Securitização de créditos é a estruturação de recebíveis e sua posterior disponibilização a investidores. As empresas precisam de dinheiro para comprar matéria-prima e produtos, bem como para pagar as despesas do dia a dia.

Muitas vezes, elas recorrem a bancos em busca de crédito para financiar essas despesas. No entanto, esse tipo de operação tem um alto custo, além de resultar em dívidas de médio e longo prazo.

Com a securitização de créditos, por outro lado, é possível converter recebíveis em dinheiro. Assim que os recursos são disponibilizados, a empresa tem condições de cumprir com os seus compromissos financeiros sem depender dos bancos.

Como funciona a securitização de créditos?

A securitização de créditos se aplica a contratos, boletos, cheques e outros direitos creditórios. Estes se referem a compromissos financeiros que os clientes têm com o seu negócio. Assim, é possível transferir essas dívidas para uma empresa securitizadora.

Logo que a operação de securitização de crédito é feita, sua empresa recebe os valores dos recebíveis antecipadamente. Depois, a securitizadora se encarrega de receber dos clientes no devido tempo.

Nesse caso, a empresa não recebe o valor integral desses direitos creditórios. A antecipação de recebíveis é feita com um deságio, que é usado para remunerar o investidor e o serviço de securitização.

Mesmo assim, observa-se que o processo de securitização é bastante vantajoso do ponto de vista financeiro. Afinal, os juros de um financiamento bancário costumam ser mais altos que o deságio da antecipação.

Quando os recebíveis são securitizados e estruturados em títulos, são disponibilizados a investidores. Em alguns casos, os títulos podem assumir a forma de debêntures. Em outros, eles podem fazer parte de FIDCs (fundos de investimento de direitos creditórios).

A venda de títulos como esses geralmente ocorre na própria securitizadora. Assim, o investidor pode recorrer a ela diretamente em vez de negociar por meio das corretoras de valores e bancos de investimento.

Quais são os benefícios da securitização de créditos?

Uma das vantagens da securitização de créditos é o fato de ela não representar uma dívida. Como você viu, quando o dinheiro é disponibilizado, quem deve fazer o pagamento são os seus clientes, sendo que a securitizadora receberá diretamente deles.

Vale destacar que algumas securitizadoras oferecem benefícios interessantes, e um deles envolve a disponibilização de consultas de crédito. Com isso, é possível selecionar melhor os clientes que poderão fazer compras a prazo, reduzindo assim o risco de crédito.

Outro benefício da securitização de créditos é ser uma maneira mais econômica de financiar o capital de giro. Vale a pena destacar também que o pagamento desse crédito respeita o fluxo de caixa da empresa.

4 Passos para impulsionar o seu negócio com a securitização de créditos

Agora que você já entendeu o funcionamento da securitização de créditos, confira os 4 passos necessários para aproveitar essa solução!

1. Escolha uma securitizadora de confiança

O ponto de partida é escolher uma empresa securitizadora de confiança. Afinal, você está negociando crédito e fornecendo documentos que são de grande importância para a sua empresa.

Além disso, você não quer ter que contratar serviços desnecessários, e quer que a negociação seja transparente. Pensando em tudo isso, a Multiplike pode atender a todas as suas necessidades quando o assunto é securitização de créditos.

Estamos no mercado há 20 anos e atendemos todo o território nacional. São mais de 100 colaboradores e representantes espalhados pelo país, todos muito bem treinados para atender às necessidades dos clientes.

2. Entre em contato e agende uma conversa com o gerente de contas

Após escolher uma empresa de securitização de créditos, entre em contato para obter mais informações.

Na Multiplike você pode agendar uma conversa com um gerente de contas. Essa será uma oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e entender exatamente como o serviço funciona.

3. Calcule e analise o custo do crédito

Assim que fizer a cotação para sua empresa, é hora de analisar o custo do crédito. Inclusive, é fundamental considerar eventuais serviços adicionais que a securitizadora possa ter incluído na proposta.

Isso porque, em algumas instituições, o volume de crédito que o cliente recebe está atrelado à contratação de serviços adicionais. Vale lembrar que a Multiplike não adota essa prática, o que representa uma vantagem financeira para você.

4. Reúna a documentação e finalize o cadastro

Depois de analisar o custo do crédito e decidir fechar negócio, será preciso reunir toda a documentação. Além de fornecer os documentos do negócio, é nesse momento que você repassará os comprovantes de recebíveis.

Assim que seu cadastro for aprovado, logo o crédito será disponibilizado para a sua empresa. Sempre que precisar adiantar novos recebíveis, você poderá fazer isso – respeitando, claro, o seu limite de crédito.

Como vimos, a securitização de créditos é uma solução para as empresas que precisam levantar recursos para as suas operações. Uma de suas vantagens é financiar as atividades da companhia a um custo mais baixo. O investidor também é beneficiado com rentabilidades atrativas!

Gostou da ideia de antecipar seus recebíveis por meio da securitização de créditos? Entre em contato com a Multiplike e faça uma cotação!

Voltar