Seguro de crédito: o que é e por que fazer?

Veja mais

Quando uma empresa vende a prazo para seus clientes, a gestão de recebíveis é essencial para o sucesso. Por meio da administração dos valores a receber, é possível equilibrar a gestão financeira. Porém, a inadimplência pode afetar os resultados e, por isso, existe o chamado seguro de crédito.

Com essa solução, é possível obter vantagens quanto ao gerenciamento de recursos e facilitar a contratação de soluções de crédito para o negócio. Portanto, vale a pena saber por que contar com esse tipo de apólice.

Na sequência, conheça melhor o seguro de crédito e entenda o que essa alternativa tem a oferecer para a empresa!

O que é o seguro de crédito para empresas?

O seguro, de maneira geral, visa estabelecer condições de proteção e reembolso ao beneficiário que o contrata. No seguro de crédito, isso ocorre em relação aos valores que a empresa tem direito a receber pelas vendas realizadas.

Desse modo, essa modalidade de seguro serve para garantir que a empresa receba o dinheiro referente às vendas a prazo em caso de inadimplência por parte dos clientes. Teoricamente, é uma forma de diminuir a exposição ao risco financeiro.

Como funciona o seguro de crédito?

Em relação ao funcionamento, o seguro de crédito se inicia com o contato entre a companhia e uma das seguradoras ou empresas que disponibilizam o serviço. Como você verá adiante, uma securitizadora pode oferecer essa solução, atendendo às necessidades de diferentes negócios.

Ao manifestar interesse em contratar o seguro de crédito, a empresa pode obter uma apólice com as condições referentes ao serviço. Na prática, ele indicará os valores que serão cobertos em caso de inadimplência do cliente.

Ainda, prevê o total que deve ser pago pelo negócio em decorrência da contratação da apólice. Também há o registro de recebíveis. Assim, em caso de atrasos de pagamento, será possível acionar o seguro para receber o montante indicado.

Em regra, essa operação é mantida sob sigilo. Assim, é possível evitar que devedores ajam de má-fé por saberem que a dívida deles está segurada. Por isso, contar com uma empresa de confiança para realizar esse processo é essencial.

Para que serve o seguro de crédito?

Como você viu, o principal objetivo do seguro de crédito é garantir que a empresa receba os recebíveis que não foram quitados até o prazo de pagamento. Portanto, ele serve para combater os efeitos da inadimplência, que podem prejudicar a continuidade do negócio.

O seguro também ajuda a companhia a criar e manter um fluxo de pagamento com mais previsibilidade. Inclusive, ele se difere das situações em que a empresa precisa buscar crédito, como na forma de financiamentos, porque o contrato não prevê o endividamento do negócio.

Além disso, a apólice serve para reforçar a estrutura financeira da empresa. Com ela, será possível apresentar mais solidez perante instituições financeiras, por exemplo — o que pode favorecer a concessão de crédito.

Por que fazer o seguro de crédito?

Após entender o que é e como funciona o seguro de crédito, fica mais fácil entender por que vale a pena contratá-lo. Afinal, como você viu, ele tem como objetivo proteger o negócio contra a inadimplência. Portanto, é essencial para a saúde financeira da empresa.

Para compreender melhor, imagine que os recebíveis não entraram no fluxo de caixa no momento esperado. Nesse cenário, é comum se ver em uma situação de dificuldade econômica para arcar com as suas obrigações.

Isso porque ainda é preciso quitar as obrigações com os fornecedores e cobrir outros gastos necessários para o funcionamento da empresa. Logo, sem recursos suficientes em caixa, a operação fica comprometida.

Com o seguro de crédito, por outro lado, seu empreendimento tem a certeza de que receberá por tudo aquilo que vendeu ou pelos serviços prestados. Desse modo, o contrato permite estruturar melhor a gestão financeira e se planejar com mais tranquilidade.

Não menos importante, o seguro de crédito possibilita que o negócio tenha total liberdade sobre a forma de usar o dinheiro, o que nem sempre acontece com o financiamento, por exemplo. Isso ajuda a empresa a superar possíveis desafios financeiros com maior autonomia.

Vale destacar que a flexibilidade é uma característica importante desse contrato. Cabe à gestão definir quais serão as vendas seguradas e quais são as condições ideais para acionar a apólice. Sendo assim, todas as necessidades e exigências podem ser contempladas pelo seguro.

Qual a relação entre seguro de crédito e securitização?

Também é interessante saber que o seguro de crédito pode estar associado a outro serviço ligado às questões financeiras: a securitização. Na prática, essa etapa corresponde à aquisição de recebíveis por parte de uma securitizadora.

Isso significa que a empresa faz a antecipação dos valores a receber no futuro, mediante o desconto de uma taxa para remunerar o serviço. Concluída essa etapa, seu negócio se torna o cedente e os clientes que farão o pagamento são chamados de sacados.

A securitizadora passa a deter os direitos creditórios da cedente e recebe os recursos diretamente dos sacados. Porém, se os clientes ficarem inadimplentes, seu empreendimento pode ser obrigado a cobrir as dívidas.

A diferença, então, é que o seguro de crédito não traz essa obrigação. Ao contratá-lo, a apólice poderá ser acionada caso ocorra a inadimplência dos sacados. Assim, seu negócio não precisa mais se preocupar com as etapas posteriores à antecipação de recebíveis, o que traz mais tranquilidade e praticidade.

Portanto, com o seguro de crédito, é possível ter protegido o fluxo de pagamento e as operações ocorrem sem maiores dificuldades. No final, o negócio consegue melhorar a estrutura de caixa e não tem que se preocupar com a inadimplência futura.

Como você viu, o seguro de crédito é uma solução interessante para o negócio não sofrer os impactos do atraso ou da falta de pagamento dos clientes. Ele também pode ser associado à securitização, de modo a favorecer ainda mais a gestão financeira.

Para ter acesso à solução de crédito segurado, entre em contato conosco da Multiplike e conheça nossa alternativa para empresas de todos os portes!

Voltar