Certificado Great Place to Work

Saiba como fazer uma seleção de fornecedores de maneira eficaz!

Veja mais

A entrega, desenvolvimento, importação e distribuição dos produtos e serviços da sua empresa são importantes? Temos certeza que a resposta é sim. Claro que todos os processos de uma organização exigem planejamento, gerenciamento e cumprimento de prazos, e isso mostra que fazer uma seleção de fornecedores eficiente é indispensável para o sucesso de qualquer negócio.

Embora trabalhem nos bastidores, os fornecedores têm um papel fundamental no crescimento do faturamento, mas nem sempre o valor dos serviços prestados é o único fator a ser considerado, não é mesmo?

Por isso, fazer uma avaliação periódica e um recrutamento de excelência são ações que contribuem para melhorar a imagem da empresa diante dos clientes, transmitindo uma boa reputação no tão concorrido mercado.

Então, como saber se a sua seleção de fornecedores está sendo realizada de maneira eficaz? Para falar desse assunto, selecionei algumas dicas valiosas e que vão te ajudar muito no crescimento do seu negócio. Veja, a seguir, quais são elas e como sua empresa pode melhorar o processo de recrutamento!

Verifique a reputação da empresa

Encontrar bons profissionais no mercado não é como procurar uma agulha no palheiro, pelo contrário. A partir das escolhas certas é possível obter estabilidade financeira e melhores cotações durante toda a parceria. 

Em outras palavras, contratar fornecedores qualificados significa fazer bons negócios. Contudo, nem toda empresa está livre de selecionar profissionais ruins que não correspondem às expectativas.

Ao que tudo indica, olhar apenas o currículo é insuficiente para fazer boas contratações. Neste caso, a melhor maneira de selecionar funcionários capacitados é verificar a reputação da empresa, antes de assinar qualquer contrato.

Na dúvida, confirme quantos anos de experiência o fornecedor tem de mercado, quais clientes ele já atendeu e se existem reclamações sobre os seus serviços prestados. Por outro lado, leve em consideração os pontos positivos, pois nem sempre uma empresa antiga é sinônimo de qualidade, então fique sempre atento às indicações de outras pessoas.

Avalie os produtos e serviços prestados

A qualidade é um fator decisivo na seleção de fornecedores. Sem serviços e produtos eficientes é impossível atender às necessidades dos clientes da sua empresa, concorda?

De qualquer forma, faça uma avaliação para garantir uma boa contratação. Caso seja necessário, faça testes ou estipule um período de análise para evitar prejuízos ao longo do contrato de serviço.

Analise a comunicação da empresa

A maneira como você e seu fornecedor vão se comunicar é essencial para uma parceria de sucesso. Não se esqueça que quando não existe um relacionamento confiável é impossível se comunicar de forma eficiente.

O fornecedor tem boa reputação e os seus serviços são de qualidade, mas a comunicação não é muito eficiente? Sinto muito informar, mas existem grandes chances de ter problemas com sua contratação.

Isso mesmo! A comunicação é uma característica importante para qualquer negócio, já que a demora no atendimento ou até mesmo na entrega podem interferir no fluxo de trabalho e, consequentemente, na gestão financeira.

Assim, para saber se a empresa contratada fornecerá o suporte que precisa, verifique o prazo para resposta de protocolos, retorno de cotações e, de preferência, agende reuniões periódicas para alinhar os objetivos da empresa com os fornecedores.

Contrate fornecedores com objetivos alinhados aos da empresa

Toda empresa tem missão e valores e todos eles devem estar alinhados aos objetivos dos fornecedores que também farão parte da equipe de forma indireta. Contudo, quando esses profissionais não compartilham dos mesmos interesses o desafio pode ser ainda maior. 

Como dica, informe aos fornecedores quais são os princípios da empresa, mostrando como funciona sua cultura organizacional. Ainda que pareça óbvio, os seus parceiros precisam entender quais valores são cultivados para que possam ser compartilhados juntos.

Quais são os benefícios ao selecionar bons fornecedores?

Como percebeu, fazer uma seleção de fornecedores eficiente é o mesmo que contribuir para o sucesso financeiro da empresa. E para te mostrar o quanto esta escolha faz toda a diferença, selecionamos as principais vantagens em fazer boas contratações. Confira com atenção cada detalhe!

Redução dos custos operacionais

Ao trabalhar com bons fornecedores ao seu lado, as despesas relacionadas à logística, armazenamento, distribuição, entre outras obrigações, são reduzidas consideravelmente. Ao concentrar as atividades em uma única empresa, o valor a ser pago pode ser negociado, beneficiando assim o seu fluxo de caixa. 

Vale lembrar ainda que, ao terceirizar algumas operações os valores relacionados, as férias, a rescisão e as faltas também são eliminados, tornando o investimento mais rentável, assim como o controle de custos.

Aumento da produtividade dos funcionários

Normalmente, os fornecedores são contratados para lidar com questões operacionais. Para a empresa, os benefícios podem ser grandes, incluindo o aumento da produtividade dos seus colaboradores que poderão ser delegados para outras funções com objetivos estratégicos.

A distribuição de tarefas também ajuda a motivar a equipe a encontrar soluções para outras áreas que envolvem tomada de decisões. Dessa forma, sua empresa pode crescer ainda mais, se preocupando apenas em cobrar dos fornecedores o resultado esperado e as atividades estabelecidas em contrato.

Expansão no mercado

O mercado está cada vez mais competitivo. O resultado são empresas que disputam lugar na preferência dos clientes que buscam novas experiências e produtos de alta qualidade. Em meio às novas exigências, selecionar fornecedores para áreas operacionais não ajuda apenas no aumento da produtividade, mas também na expansão dos negócios.

Além disso, quando a empresa consegue reduzir custos, aumentar a produção e cumprir com as entregas aos clientes, as chances de expansão são maiores em comparação com uma organização que não distribui corretamente as funções.

No entanto, o sucesso só acontece quando o gestor pode contar com a ajuda de bons fornecedores, e isso depende apenas de boas escolhas.

Você está pronto para fazer a melhor seleção de fornecedores para sua empresa? Como mostramos neste post, existem várias maneiras de avaliar o desempenho dos profissionais contratados, além de renovar o quadro de funcionário com boas escolhas.

Aprendeu tudo o que precisava em nosso artigo? Temos certeza que sim! Então continue aprendendo mais com a gente! Curta a nossa página do Facebook e fique por dentro dos melhores conteúdos que preparamos especialmente para você e sua empresa! 

Voltar