Certificado Great Place to Work

Confira as melhores soluções para o fluxo de caixa da sua empresa

Veja mais

O fluxo de caixa é responsável por controlar todas as receitas e despesas da empresa Dessa forma, o gestor consegue ter uma visão mais ampla de suas finanças e, com isso, melhora a sua tomada de decisão, maximizando seus ganhos para garantir um crescimento sustentável do seu negócio.

O problema é muitos gestores não fazem o controle correto dessa ferramenta e, devido a isso, não conseguem identificar gargalos que prejudicam a produtividade da equipe e impedem que novos investimentos sejam feitos.

Se você enfrenta esse tipo de problema, fique tranquilo, pois neste artigo eu trouxe as melhores soluções para fluxo de caixa que vão ajudar a otimizar esse processo. Acompanhe!

Defina uma rotina

O fluxo de caixa precisa de uma rotina de registros para ter um controle eficiente. Nesse sentido, estipule com que frequência eles serão realizados, tudo em conformidade com as necessidades da empresa. Dessa forma, será possível melhorar o planejamento financeiro e ainda prever situações adversas que comprometem o bom desempenho das atividades.

Com uma rotina definida, seus colaboradores poderão se organizar melhor para realizar as ações devidas no momento certo, evitando que problemas no fluxo de caixa apareçam com frequência.

Lembre-se de que, quando isso não é feito, a saúde financeira do seu empreendimento estará em jogo, pois você não terá os dados necessários para tomar decisões adequadas, muito menos saberá para onde o seu dinheiro foi direcionado.

Mantenha os dados atualizados

Por falar em dados, vou aproveitar para destacar o quanto é importante mantê-los atualizados. Embora esse seja um grande desafio ― afinal de contas, é preciso ter muita disciplina e atenção para evitar contratempos ―, essa prática se torna indispensável para que o gestor esteja a par da realidade financeira da empresa.

Essa atualização refletirá positivamente até no seu balanço patrimonial, o qual terá as informações necessárias para realizar o registro de todas as movimentações financeiras da empresa.

Esse processo também beneficia o seu planejamento, pois, dessa forma, você também evita de contar com o dinheiro que ainda não entrou no caixa, como no caso das vendas parcelas, evitando que as suas finanças fiquem no vermelho.

Gerencie o seu estoque

O comportamento do consumidor nem sempre é constante durante a jornada de compra. Por essa razão, é fundamental saber gerenciar muito bem o seu estoque para não ter problemas com mercadorias estagnadas.

O que muitas pessoas não se atentam é que o estoque influencia diretamente no seu fluxo de caixa. Sendo assim, ao otimizá-lo, é possível garantir a segurança do seu capital de giro.

O que você precisa fazer nesse momento é verificar o volume de suas vendas e integrar essas informações com o setor de compras. Dessa maneira, existe a possibilidade de verificar quais produtos têm mais saídas e quais deles estão parados no estoque.

Com essas informações em mãos, estratégias de marketing podem ser criadas para otimizar o giro do seu estoque e, assim, melhorar o seu fluxo de caixa.

Categorize os lançamentos no caixa

Categorizar os lançamentos no caixa é uma prática negligenciada porque muitos gestores acreditam que isso é algo desnecessário. No entanto, a categorização possibilita que ele entenda de onde os recursos vieram e para onde foram direcionados. A verdade é que o fluxo de caixa perde a sua eficiência quando você não categoriza os lançamentos.

Nesse momento, você precisa distinguir quais são os recursos utilizados para pagar os seus impostos, seus funcionários, seu pró-labore, suas despesas fixas etc. Assim, é possível identificar se algum setor ainda realiza gastos desnecessários que prejudicam o orçamento da sua organização.

Separe as despesas pessoais das empresariais

As despesas da empresa, em hipótese alguma, podem ser misturadas com as suas. Essa é uma prática que compromete muito o seu fluxo de caixa e, por isso, precisa ser evitada ao máximo.

Já imaginou precisar pagar seu fornecedor, mas não ter dinheiro suficiente porque você fez uma retirada do caixa para pagar a parcela do seu carro? Situações como essa prejudicam o relacionamento com seus parceiros de negócio, seus colaboradores e, inclusive, seus clientes.

O correto é criar um pró-labore para você. Identifique quanto a empresa pode lhe pagar por mês e, assim, organize o seu planejamento financeiro pessoal de acordo com o que você receberá.

Identifique a sazonalidade das vendas

Muitos negócios enfrentam um período de sazonalidade, ou seja, uma baixa considerada normal nas suas vendas. Embora isso seja inevitável, você precisa se preparar para essas épocas. Nesse sentido, é de suma importância ter um ótimo controle do seu capital de giro e criar estratégias para otimizar as vendas nesse período.

Isso é importante porque as despesas da empresa precisam ser pagas na data certa, mesmo que o volume de receitas diminua. Portanto, identifique qual é o período sazonal do seu negócio e esteja preparado para enfrentá-lo e não deixar que isso prejudique suas finanças.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia veio para facilitar a nossa vida em todos os sentidos, principalmente no âmbito profissional. As finanças de um negócio costumam ser atividades bastante burocráticas, tomando muito tempo para serem executadas. Atenção e cuidado precisam ser o forte dos colaboradores que cuidam dessa questão.

O uso de um softwares de gestão possibilita que a maioria das atividades seja simplificada e ainda reduza as chances de erros e o número de retrabalho. Além disso, ele integra todas as áreas da empresa de maneira eficiente, impulsionando o crescimento sustentável.

Com o uso da tecnologia, você conseguirá tornar o controle e a análise do fluxo de caixa mais ágil, prático e fácil, otimizando as tarefas e a produtividade de toda a equipe.

Com essas soluções para fluxo de caixa, você consegue fazer com seu negócio diminua os seus custos, otimize as suas receitas e realize melhores investimentos. Dessa forma, é possível alcançar seus objetivos com mais rapidez e eficiência, destacando-se dos seus concorrentes.

Agora, você já conhece as melhores soluções para o seu fluxo de caixa, mas você sabe o que significa contabilidade gerencial e financeira? É o que explico em outro artigo meu. Venha conferir!

Voltar