Como lidar com a compra de insumo e matéria-prima na sua empresa?

Veja mais

Ao dar início a um negócio, o empreendedor pode adotar diferentes formas de trabalho. Uma delas é o serviço sob demanda. Nele, a compra de insumo e matéria-prima é realizada quando ocorre a encomenda de uma produção.

Apesar de diversas vantagens em trabalhar por meio desse sistema, muitas vezes a empresa demora para receber dos clientes. Assim, pode haver uma desorganização de seu fluxo de caixa e comprometimento da compra de matéria-prima para a produção.

Então como crescer no mercado ao optar por realizar um serviço sob demanda? Se você trabalha com esse modelo, acompanhe este post. A seguir, você descobrirá como lidar com a aquisição de insumo e matéria-prima para a sua empresa!

O que significa trabalhar com serviço sob demanda?

Em certos segmentos do mercado uma empresa só faz a compra de insumo quando tem o serviço contratado pelo cliente. É o chamado serviço sob demanda, um modelo em que a matéria-prima é adquirida na quantidade certa, já que é direcionada para uma produção determinada.

Esses são negócios em que, devido às particularidades do processo de fabricação, não há um estoque do que foi produzido. Cada trabalho só é feito quando há a demanda. Logo, a empresa reduz os prejuízos de ficar com uma produção parada.

Além disso, o empresário não precisa dispor de um amplo espaço de armazenamento, o que também aumentaria os custos para o negócio. Outra questão é que não há necessidade de fazer uma gestão da matéria-prima, reduzindo os riscos de perdas em diferentes frentes.

Outra vantagem ao trabalhar sob demanda é poder ter um foco maior na qualidade e no tempo da produção. Desse modo, sua companhia pode se destacar no mercado, atendendo seus clientes com excelência.

Quais são os desafios do empreendedor ao adotar esse modelo de trabalho?

Apesar das vantagens do serviço sob demanda para muitos setores, pode haver a dificuldade de não contar com os recursos para os custos da produção. Nesse caso, a empresa precisa ter dinheiro para a compra de matéria-prima e insumo antes de receber o pagamento do cliente.

Afinal, quando são realizadas as vendas a prazo, há uma demora para que os pagamentos ocorram. Possíveis atrasos nos recebimentos ou a inadimplência de clientes pode desequilibrar ainda mais as finanças da epresa.

A falta de recursos para a aquisição do insumo também pode ser comum para os negócios que estão começando e ainda não têm receitas suficientes para dar andamento na produção. Então, caso a companhia não tenha capital de giro, pode ter que recusar um serviço.

É claro que existe a possibilidade de pagar a prazo o fornecedor. Porém, nem sempre essa é uma escolha viável. Outra atitude que o empresário pode tomar é pedir empréstimo para as instituições bancárias. Contudo, esses processos não são simples.

O empréstimo é uma operação que, geralmente, envolve muita burocracia e custos. Ademais, os prazos e condições de pagamento podem não ser tão favoráveis — principalmente para as empresas menores.

Nesse cenário é comum haver demora para a obtenção de crédito. E, com isso, o negócio pode perder vendas. Como a concorrência no mercado é alta, é essencial buscar meios para conseguir capital de giro e garantir atender aos clientes no prazo combinado.

Como obter crédito para a compra de insumo e matéria-prima?

Agora você já viu as características do serviço sob demanda e as dificuldades com os custos de produção. Nesse sentido, como o empreendedor pode lidar com essa situação? Uma solução é contar com a obtenção de crédito voltada, justamente, para a compra de insumo e matéria-prima.

Há instituições que fornecem recursos para que a sua empresa possa adquirir os itens para a produção. Assim, será possível pagar o fornecedor à vista ou obter condições mais atrativas de pagamento, por exemplo.

Além de conseguir dar andamento para a sua produção, se torna mais fácil negociar valores na compra do insumo e matéria-prima. Isso traz vantagens para a sua empresa, como ter uma margem de lucro maior com a venda.

Com a previsão de aumento do faturamento, é possível até mesmo pensar em investimentos para o seu negócio. Logo, você pode ficar preparado para a compra futura de insumos e para o crescimento da produção.

Saiba mais sobre como conseguir isso com a cessão de crédito!

Cessão de crédito para serviços sob demanda

Um ponto interessante ao ceder o crédito, em vez de pegar um empréstimo, é que tudo é realizado online e com agilidade. Com isso, o processo se torna bem diferente da burocracia e demora para conseguir crédito juntos aos bancos.

As instituições responsáveis pela cessão de crédito liberam os recursos de forma mais rápida. Então você pode fazer a compra da matéria-prima, cedendo as vendas a prazo da empresa. Desse modo, consegue o dinheiro de que precisa de maneira rápida e segura.

Ao contar com essa forma de crédito você não fica com a sua produção parada e nem perde os prazos combinados com os clientes. Além disso, pode melhorar o relacionamento da sua empresa com os principais fornecedores.

Essa estratégia ajuda a conseguir condições melhores na hora de adquirir a matéria-prima — como preço menor ou prazo de entrega reduzido. Em resumo, com a obtenção de crédito para adquirir a matéria-prima, a companhia ganha um fôlego financeiro.

Essa é, portanto, uma solução para ajustar seu fluxo de caixa, tornando seu negócio mais competitivo. Mas, para aproveitar toda a facilidade de obter crédito voltado para a aquisição de insumo e matéria-prima, o empreendedor deve escolher instituições de referência no mercado para essas operações — como a Multiplike.

Com as informações deste artigo, você percebeu que a sua empresa não precisa ficar com a produção parada nem perder uma venda. Caso você não tenha recursos para a compra de insumo e matéria-prima, pode contar com uma linha de crédito formatada justamente para essa finalidade!

Se você está sem capital para comprar os itens de produção junto aos seus fornecedores, pode contar com a Multiplike. Entre em contato com a nossa equipe e descubra como funciona o processo de liberação de crédito para a sua empresa!

Voltar