A economia brasileira tem demonstrado sinais de retomada do crescimento, ainda no contexto da pandemia de covid-19 — impulsionada pelo avanço da vacinação e da flexibilização do comércio. Diante desse cenário, as expectativas para 2022 continuam em alta, apesar das adversidades — como o aumento da inflação.

Por esse motivo, sua empresa tem de estar preparada para abraçar a oportunidade de crescer no próximo ano. Para ajudá-lo nessa jornada, preparamos este artigo.

A seguir você acompanhará dicas preciosas para preparar seu negócio para crescer em 2022 e impulsionar seus resultados — seja qual for o modelo ou setor de atuação.

Vamos lá?

Qual o panorama de 2021 e as expectativas para a economia em 2022?

A pandemia trouxe diversas consequências negativas, especialmente para a economia dos países ao redor do mundo. Afinal, com o distanciamento social, houve uma diminuição do consumo — e diversas empresas tiveram dificuldades para continuar operando.

Alguns negócios fecharam as portas, enquanto outros reduziram seu quadro de funcionários. O movimento, por sua vez, fez com que muitas pessoas perdessem sua principal fonte de renda. Como resultado, a situação econômica se agravou ainda mais.

Para tentar reduzir os impactos negativos da pandemia, os Governos adotaram diversas medidas. No Brasil, por exemplo, houve a distribuição do auxílio emergencial — que garantiu uma renda mínima aos brasileiros.

Outra medida adotada foi o benefício emergencial de preservação do emprego e da renda (BEM). Ele permitiu a estabilidade temporário dos empregos. Dessa forma, as famílias puderam aumentar o consumo, o que possibilitou uma recuperação positiva a partir do segundo semestre de 2020.

O crescimento da economia continuou em andamento em 2021 — impulsionado, como você viu, pelo avanço da vacinação e da flexibilização do comércio. Diante desse cenário, apesar do corte nas projeções do PIB, os economistas mantêm a previsão de alta para o próximo ano — e esse otimismo poderá trazer um novo fôlego ao consumo.

Assim, empresas de diferentes setores podem se beneficiar dessa retomada — em 2022 e nos próximos anos. Por esse motivo, entender os principais desafios à frente e saber se preparar para fazer sua empresa crescer pode tornar o caminho muito mais seguro e propício a novas oportunidades.

Quais são os principais desafios para a retomada da economia?

Como você viu, as expectativas para 2022 são positivas. Porém, o Brasil enfrentará desafios para a retomada da economia. Conhecê-los permitirá que as empresas possam superá-los e crescer em 2022.

Entenda a seguir os principais fatores que podem afetar o crescimento econômico no próximo ano!

Inflação maior e juros mais altos

Uma das principais preocupações dos analistas financeiros é a alta da inflação, que poderá se manter mais alta que o previsto. Se isso acontecer, os juros tendem a subir e podem ter um efeito negativo sobre o consumo das famílias.

Incertezas políticas

O ano de 2022 terá eleições presidenciais e as incertezas políticas afetam as expectativas econômicas. Caso um ambiente conturbado se instale no país, há chance de prejuízo ao aumento do poder aquisitivo da população e ao avanço da economia.

Piora da crise hídrica

O agravamento da crise hidro energética também pode interferir no crescimento econômico, pois ela pode pressionar ainda mais os custos de produção. Isso levaria ao aumento dos preços dos produtos e serviços, desestimulando o consumo.

Como fazer a sua empresa crescer no próximo ano?

Até aqui você sabe quais são as expectativas para a economia em 2022 e os principais desafios para a retomada do crescimento econômico. Agora é o momento de entender como preparar a sua empresa para crescer no próximo ano — independentemente do cenário.

Confira!

Monte um plano de negócios completo

O plano de negócios é um documento que contém todas as informações necessárias sobre sua empresa e o mercado em que atua. Assim, ele ajuda você a entender quais são os aspectos positivos e negativos que poderão influenciar o crescimento do seu negócio.

Para tanto, esse plano deve conter informações detalhadas sobre: ramo de atuação, produtos/ serviços e infraestrutura necessária para o crescimento. Além disso, é importante registrar fornecedores, concorrentes e clientes, além de uma estimativa de gastos e estratégias de marketing.

Entenda o novo perfil do consumidor

No item anterior, você viu que deve coletar informações sobre o cliente. Porém, diante da mudança de comportamento do consumidor durante a pandemia, é importante ressaltar a necessidade de conhecer a fundo seu potencial cliente.

Isso porque muitas pessoas passaram a dar preferência, no momento de consumir produtos ou serviços, a determinados fatores que antes não eram tão relevantes no passado. Para atender suas novas expectativas, você precisa entender esse novo perfil de consumidor.

Capacite os seus colaboradores

Como visto, na era pós-covid, um dos principais focos das empresas deve ser o relacionamento com o cliente. Por isso, você deve ter uma equipe apta para manter a qualidade no atendimento. Logo, é fundamental capacitar seus colaboradores.

Nesse sentido, busque feedbacks para entender o que precisa ser modificado e ofereça cursos de capacitação. Lembre-se de motivar seus funcionários para que eles desempenhem suas atividades com mais dedicação. Assim, seu cliente ficará mais satisfeito com o atendimento.

Encontre diferenciais no seu negócio

Um diferencial competitivo é um atributo que fará com que sua empresa se destaque e possa crescer no mercado. Dessa forma, é possível conquistar mais reconhecimento e credibilidade, ajudando a atrair mais clientes para o seu negócio.

Essa é uma das melhores estratégias para fazer o seu negócio avançar. Um diferencial competitivo pode ser um atendimento mais personalizado, entrega imediata, diferentes canais de comunicação, entre outras opções.

Invista nos canais de comunicação online

Com o distanciamento social, os canais de comunicação online se tornaram as principais fontes de informação dos consumidores. Diante disso, as empresas que não quiseram perder vendas precisaram se preparar para atuar nesse ambiente.

A expectativa é que os brasileiros continuem comprando ainda mais pela internet. Por isso, investir nos canais de comunicação online pode ajudá-lo a preparar a sua empresa para crescer no próximo ano.

Quais as soluções para quem quer crescer e não tem recursos?

Para investir no crescimento de um negócio, é necessário ter recursos disponíveis. Afinal, muitas vezes é preciso investir para comprar matéria-prima e maquinários, contratar novos colaboradores e ampliar o marketing digital, por exemplo.

Porém, com a crise, diversas empresas ficaram descapitalizadas. Para retomar seu processo de crescimento em 2022, elas precisarão encontrar maneiras de captar recursos financeiros no mercado. Uma das formas de conseguir dinheiro é por meio do financiamento empresarial.

O empreendedor também pode buscar por investidores que acreditem no sucesso do seu negócio. Há, ainda, a conta garantida que é uma modalidade de crédito rotativo, que funciona como um cheque especial.

Caso a sua empresa tenha crédito a receber, você pode optar também pela antecipação de recebíveis. Nesse caso, é preciso procurar por uma securitizadora de confiança — como a Multiplike —, que viabilizará a antecipação do montante que seu negócio tem a receber, gerando a liquidez financeira da qual você precisa.

Como você viu, há boas expectativas para a economia brasileira no próximo, apesar dos desafios que podem surgir. Por isso, vale a pena preparar a sua empresa para crescer em 2022. Então não deixe de considerar as dicas acima e esteja pronto para aproveitar as oportunidades dos meses à frente!

Precisa de crédito para fazer seu negócio crescer em 2022? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!