É possível conseguir crédito para empresa negativada?

Veja mais

Buscar estratégias para recuperar as finanças de um negócio é uma atividade que, além de complexa, demanda muita atenção por parte dos gestores. Nesse contexto, uma dúvida comum é sobre crédito para empresa negativada.

É natural que, assim como para pessoas físicas, estar com contas no vermelho seja um fator que dificulte esse processo. Contudo, há alternativas disponíveis no mercado que oferecem soluções para empresas nessa situação.

Quer entender como conseguir crédito para uma empresa negativada? Então nos acompanhe na leitura!

O que é uma empresa negativada?

O termo “negativado” é muito comum de ser ouvido no meio empresarial. No entanto, nem sempre se compreende o que ele significa, de fato. Em linhas gerais, dizer que uma empresa está negativada significa que seu CNPJ foi registrado em um órgão de proteção de crédito — como o Serasa.

Essa inclusão pode acontecer com base em uma série de motivos. Os principais são relacionados ao não pagamento de contas e o acúmulo de dívidas. Muitas vezes, esses cenários podem acontecer a partir de uma má gestão de contas ou de um período de crise.

Desse modo, ter o nome negativado traz muitos impactos negativos para uma empresa. Além de representar uma possível mancha em sua reputação, pode dificultar o acesso a crédito ou outros tipos de financiamento.

Por isso, embora os termos negativado e endividado não sejam necessariamente sinônimos, são dois conceitos que andam juntos. Ambos podem significar uma desvantagem competitiva para uma empresa no mercado.

É possível conseguir crédito estando negativado?

É comum que instituições financeiras façam uma análise de crédito quando recebem solicitações por empréstimos ou financiamentos. Isso acontece tanto para pessoa física quanto para a pessoa jurídica. O objetivo é obter um prognóstico da realidade financeira do solicitante.

Quando uma empresa está negativada, esse processo pode ser mais complexo. Afinal, o banco ou instituição financeira pode entender como indicativo de que a organização está com problemas financeiros ou é uma má pagadora.

Além disso, mesmo quando a empresa consegue esse crédito, os juros podem ser altos. Essa consequência pode trazer complicações para a saúde financeira do negócio. Por isso, uma estratégia que costuma ser benéfica nesse cenário é a antecipação de recebíveis.

O processo consiste em adiantar um valor que a empresa receberia apenas no futuro. Por exemplo, é possível citar vendas no cartão de crédito, cheques pré-datados, entre outros. Dessa forma, recebê-los antecipadamente pode ser benéfico para o fluxo de caixa sem configurar dívida.

Como funciona a antecipação de recebíveis?

Imagine que sua empresa fez uma venda e o cliente optou por pagar o valor em 10x no cartão de crédito. Isso significa que, embora esse dinheiro deva entrar no caixa do seu negócio, ele virá de forma gradativa, certo?

Assim, quando a empresa precisa de crédito, a solução pode ser adiantar esse valor. Para isso, é preciso procurar uma empresa securitizadora, como a Multiplike. Será por meio dela que o processo se desenvolverá.

Em geral, esse processo é menos burocrático que a solicitação de crédito ou financiamentos em bancos. É preciso apenas comprovar a quantia que a empresa deseja antecipar e a liberação acontece de forma ágil.

A instituição securitizadora paga à vista o que seu negócio receberia de forma parcelada. Em troca, o valor que os clientes ainda estão pagando, passa a ser destinado à securitizadora. Além disso, há um deságio que custeia a operação.

Essa oportunidade é positiva para empresas negativadas porque permite obter recursos de forma simples e com menos taxas. Consequentemente, você pode compor um capital de giro adequado, fazer investimentos no seu negócio e cuidar de outros compromissos financeiros da empresa.

Quais as vantagens desse processo?

Como você viu, a antecipação de recebíveis pode ser uma alternativa interessante para empresas negativadas que buscam obter crédito. Conheça as principais vantagens!

Melhores condições para a empresa

Um ponto positivo desse processo é que ele não se configura como uma dívida. Como a empresa está adiantando um valor que já seria seu no futuro, ela apenas cede esse direito à instituição securitizadora em troca da antecipação.

Além disso, não há o pagamento de juros. Quando uma organização está com o CNPJ negativado, solicitar empréstimos e financiamentos em bancos pode ser uma má decisão para suas finanças. Afinal, as taxas envolvidas são maiores.

Maior agilidade no recebimento

Com a antecipação de recebíveis, a empresa consegue ter acesso aos recursos com mais agilidade.  A contratação pode ser totalmente digital. Isso significa que você não precisa se deslocar até um banco ou qualquer outra instituição para firmar o contrato.

Em uma empresa como a Multiplike, você pode enviar os documentos online e assinar o contrato a partir do seu computador, de maneira simples e sem burocracia.

Menor exposição ao risco de inadimplência

Outra vantagem da antecipação de recebíveis está em não precisar lidar com inadimplência de clientes. Quando os pagamentos estão atrasados, é comum ter de cobrar o consumidor, certo? Esse processo pode ser complexo e trazer custos.

Por outro lado, na antecipação a própria instituição securitizadora fica encarregada de lidar com a inadimplência. Afinal, é ela que agora detém os direitos do pagamento.

Possibilidade de organizar as finanças

Por fim, com esse processo a empresa é capaz de organizar suas finanças e conseguir capital de giro — mesmo estando negativada. Logo, a antecipação de recebíveis permite que você se estruture para ter uma maior saúde financeira.

Existem outras alternativas de crédito para empresa negativada?

A antecipação de recebíveis se posiciona como uma estratégia simples e eficiente para se conseguir crédito. Todavia, essa não é a única alternativa disponível para quem está negativado.

Outra opção, também com instituições securitizadoras, pode ser o capital de giro com garantia real. Nesse cenário, a empresa faz um acordo para receber uma quantia e, em troca, deixa um imóvel urbano como garantia.

Como vantagem, essa modalidade permite que sejam negociados limites de crédito e prazos mais benéficos para a empresa. Assim, instituições negativadas conseguem recursos para se reorganizarem de forma mais estruturada e sustentável.

Conseguir crédito para empresa negativada pode soar como um desafio em um primeiro momento. Contudo, ao conhecer as alternativas disponíveis, é possível encontrar soluções que podem trazer maior tranquilidade para a organização sem um impacto negativo em suas finanças.

Quer saber mais sobre a antecipação de recebíveis e o capital de giro com garantia? Entre em contato com a Multiplike e conheça nossas soluções!

Voltar