Finame: o que é e como funciona essa solução do BNDES?

Veja mais

Você sabe o que é e como funciona o FINAME? No Brasil, o financiamento é uma modalidade de crédito bastante utilizada por empresas na compra de bens, especialmente aqueles de maior valor, como máquinas e equipamentos.

Por isso, muitas instituições financeiras criaram linhas de crédito específicas para facilitar essa aquisição. Entre elas, destaca-se o BNDES. Ele disponibiliza um tipo de financiamento exclusivo para a compra de máquinas e equipamentos: o FINAME.

Assim, entender o tema pode ser interessante para quem deseja modernizar sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado. Por isso, neste artigo, você conhecerá o FINAME do BNDES.

Confira!

O que é FINAME?

O Financiamento de Máquinas e Equipamentos (FINAME) é uma modalidade de crédito oferecida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Ele se divide em linhas específicas de financiamento para atender as necessidades de empresas de todos os tipos e portes.

Como o próprio nome indica, a linha se destina à aquisição de máquinas e equipamentos produzidos internamente. Isso porque o objetivo do BNDES é estimular o desenvolvimento econômico e social do país. E a tecnologia tem um papel fundamental nesse processo.

Pensando nisso, ele oferece uma linha de crédito que, por um lado, incentiva a aquisição de bens fabricados no país. Por outro lado, concede capital para o investimento em novas máquinas e equipamentos.

Logo, estimula a expansão do parque industrial nacional e também a modernização das empresas. Dessa forma, é possível gerar mais emprego e renda internamente, estimulando o desenvolvimento econômico local.

Quais são as linhas de crédito do FINAME?

O FINAME é intermediado por instituições financeiras que estão credenciadas ao BNDES. Além disso, como você viu, ele se divide em linhas de crédito direcionadas para perfis diferentes de empresas.

Confira quais são!

BNDES FINAME BK Aquisição e Comercialização

É direcionado para a compra ou venda de máquinas, equipamentos, bens de informática e automação, sistemas industriais, ônibus, caminhões e aeronaves executivas. Além disso, pode ser usado para seguro de bem e seguro prestamista e capital de giro associado.

Quem pode solicitar essa linha de crédito são empresas sediadas no Brasil, Administração Pública, empresários individuais, microempreendedores, produtos rurais, transportadores autônomos, cooperativas, associações e assemelhados.

BNDES FINAME BK Produção

É destinado para o processo de produção de diversos bens já negociados com compradores. Assim, esse crédito pode ser utilizado como capital de giro para produção de máquinas, equipamentos, bens de informática e automação, seja em fase de produção ou desenvolvimento.

Os bens devem ser novos e atender aos critérios definidos pelo BNDES. Empresas fabricantes de todos os portes, sediadas e com administração do país podem solicitar essa linha de crédito. No entanto, as condições do financiamento podem variar conforme o porte da companhia.

BNDES FINAME Moderniza BK

É direcionado para modernização dos equipamentos e máquinas instalados no país. Com esse financiamento, a empresa pode reconstruir e/ou recuperar o bem com a incorporação de novas tecnologias para melhorar o seu desempenho.

Ela também pode fazer a modificação de máquinas ou equipamentos sem dispositivo de segurança para a sua adequação. Quem pode solicitar o financiamento são empresas com sede e administração no país, Administração Pública, empresários individuais, cooperativas e assemelhados.

Como funciona o processo de financiamento do FINAME?

Depois de saber o que é o FINAME e quais são suas linhas de crédito, é preciso entender como funciona esse tipo de financiamento. A solicitação de crédito possui especificidades, que podem variar de acordo com a linha solicitada.

Veja um fluxo simplificado do processo:

  • o interessado escolhe o equipamento ou maquinário. Então consulta no site do BNDES se ele consta na listagem de itens financiáveis;
  • depois, entra em contato com um agente financeiro credenciado pelo BNDES para fazer a solicitação do financiamento;
  • caso o agente financeiro aprove a solicitação, irá encaminhá-la para o BNDES, que avalia a situação;
  • diante da concessão do crédito pelo BNDES, o agente financeiro autoriza o fabricante/ distribuidor a entregar o item ao interessado;
  • depois dessa etapa, o BNDES repassará ao agente financeiro o valor do financiamento que será transferido ao fabricante ou distribuidor autorizado.

Assim como o processo de solicitação de financiamento, o prazo de pagamento do FINAME também varia. Ademais, pode haver diferenças no prazo de carência e na taxa de juros. Por isso, é fundamental consultar todas as condições no site do BNDES.

Quais são as vantagens de fazer um FINAME?

Ao solicitar um financiamento FINAME, sua empresa pode contar com vantagens interessantes. Entre elas, destacam-se as taxas de juros — que costumam ser mais baixas que as praticadas em outros tipos de financiamentos e até mesmo empréstimos do BNDES.

Outro ponto positivo é o período de pagamento da dívida facilitado por longas parcelas. Isso, é claro, se for aprovado. Além disso, o prazo de carência pode chegar até 24 meses e tem isenção de Imposto sobre Operação Financeira (IOF).

No entanto, também há desvantagens. Por causa dessas facilidades, o processo tem regras mais rígidas. Com isso, a liberação do financiamento pode ser demorada.

Contudo, existem alternativas para conseguir o recurso de forma mais rápida. Você entenderá melhor a seguir!

Como antecipar o valor do financiamento FINAME?

Como você viu, o processo do FINAME pode ser demorado. Para que as empresas possam produzir com mais agilidade, sem ter que aguardar a liberação do financiamento do BNDES, a Multiplike antecipa o valor de forma rápida!

A antecipação de FINAME é um procedimento menos burocrático do que a solicitação do crédito. Portanto, leva menos tempo para ter sua aprovação e liberação. Além disso, todo o procedimento é realizado online.

Utiliza-se um sistema virtual que permite realizar todo processo sem necessidade de contato presencial ou de terceiros. Por isso, a antecipação de FINAME pode ser uma alternativa interessante para quem deseja receber o valor rapidamente.

Depois de conhecer o FINAME e entender o que é e como funciona essa solução do BNDES, é possível avaliar se ela se adéqua às necessidades da sua empresa. Caso solicite o seu financiamento e não disponha de muito tempo para esperar a liberação, considere a antecipação de FINAME!

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre essa solução para sua empresa, entre em contato com a Multiplike Soluções Financeiras!

Voltar