Vendas a prazo ou à vista: qual a melhor opção para sua empresa?

Veja mais

Na hora de vender um produto ou serviço, a empresa pode trabalhar com vendas a prazo ou à vista. Apesar de o mais indicado ser sempre oferecer diferentes alternativas de pagamento, é interessante entender os prós e contras dessas operações.

Isso porque os recebimentos, dependendo do período em que ocorrem, afetam seu fluxo de caixa e comprometem seu capital de giro. Então qual a melhor opção para não desequilibrar as finanças nem perder espaço no mercado?

Se você tem essa dúvida, está no lugar certo! Neste artigo será possível entender como funcionam as vendas a prazo e à vista e descobrir qual a melhor escolha para sua empresa.

Você também saberá como a obtenção de crédito com a antecipação de recebíveis pode auxiliar seu negócio — independentemente da sua decisão. Vamos lá?

Como funcionam as vendas a prazo?

Apesar de ser uma ideia simples, muitos empreendedores não avaliam por completo as vantagens e desvantagens das vendas a prazo. Essa é uma situação em que você vende seu produto ou serviço e o cliente tem um período para fazer o pagamento — podendo ter juros sobre o valor.

Com a popularização e facilidade do uso do cartão de crédito, as vendas nesse formato ganham cada vez mais espaço no mercado. A questão é que o dinheiro da venda não entra automaticamente em seu fluxo de caixa.

Então, o que fazer? Trabalhar apenas com as vendas à vista e manter as finanças organizadas? Apesar do atrativo em receber rapidamente pela venda para o equilíbrio das suas contas, pode ser arriscado limitar as formas de pagamento para o consumidor.

Afinal, muitas vezes, valor do produto ou serviço oferecido é elevado. Além disso, em muitos casos, o cliente pode não estar disposto a pagar via boleto, transferência ou Pix. Em especial, nas vendas online. O cartão de crédito, por outro lado, oferece um prazo maior para pagamento.

Nesse sentido, trabalhar com a opção a prazo é uma maneira de atrair e fidelizar clientes. Diante da concorrência, oferecer essa modalidade pode ser essencial para o seu negócio se destacar. Contudo, há riscos — você pode ser vítima da inadimplência, um fator que também desestabiliza suas contas.

Como é possível observar, há pontos positivos e negativos nessa operação. O importante, ao adotar as vendas a prazo, é ter um planejamento financeiro. Com isso, você controla os lançamentos dos próximos meses com exatidão.

Mas, caso você esteja sem capital de giro para honrar seus compromissos, não se preocupe. Saiba que existem formas de obtenção de crédito para empresas a partir dos recebíveis previstos. Essa é uma das maiores vantagens das vendas a prazo — como você verá mais adiante neste post.

Como funcionam as vendas à vista?

Agora que você conferiu os principais pontos que envolvem as vendas a prazo, é preciso saber mais sobre as vendas à vista. Nesse tipo de operação, seu produto ou serviço é vendido e o pagamento ocorre no mesmo momento.

Em uma época na qual as pessoas andavam com dinheiro em espécie na carteira, as vendas à vista eram operações bastante comuns. Porém, com o surgimento de diferentes formas de pagamento, esse cenário mudou bastante.

O uso dos cartões tomou o espaço do dinheiro e, apesar de existir a opção do pagamento em débito, a modalidade crédito é uma escolha frequente do consumidor. Com ele, é possível adquirir um item sem ter o dinheiro em conta e o cliente ainda pode parcelar o valor.

Nesse contexto, limitar-se apenas às vendas à vista pode comprometer o desempenho de alguns tipos de negócios. Assim, apesar da vantagem de garantir um controle maior de seu fluxo de caixa com essas operações, o risco de perder clientes é alto.

Qual a melhor opção para a sua empresa?

Agora você já conhece os prós e contras das vendas a prazo e à vista. Escolher qual é a melhor opção para o seu negócio, portanto, depende da análise de diferentes fatores.

Alguns deles são:

  • perfil do público atendido;
  • tipo de produto ou serviço com o qual você trabalha;
  • ambiente em que as vendas são realizadas (lojas físicas ou online);
  • valor dos produtos ou serviços.

Por exemplo, se você tem um negócio no qual as vendas se concentram em loja física e itens mais baratos, talvez seus clientes tenham preferência por comprar à vista. Agora, se você comercializa itens de valor mais elevado ou tem uma loja online, a opção a prazo pode ser preferida.

Tenha sempre em mente que a concorrência é alta e que os clientes estão cada vez mais exigentes. Dessa maneira, o melhor pode ser combinar as duas formas de pagamento, sem restringir as opções para os consumidores.

A ideia é ter organização e planejamento com as finanças da empresa. Com a realização de uma boa gestão do fluxo de caixa você pode aceitar diferentes formas de pagamento sem dores de cabeça.

Além disso, é possível mitigar alguns riscos e garantir maior tranquilidade para o seu negócio. Por exemplo, para evitar a inadimplência nas vendas a prazo, realizar uma análise de risco do cliente pode ser a melhor solução.

Como a antecipação de recebíveis pode auxiliar seu negócio?

Como vimos, é muito difícil que uma empresa deixe de aceitar pagamentos a prazo — seja com cartão de crédito ou até mesmo com sistemas que utilizam carnês e outros meios de pagamento. Contudo, pode ser um desafio ter dinheiro em caixa com a demora pelo recebimento das vendas.

O empreendedor pode encontrar dificuldades para repor estoques ou adquirir matéria-prima se, mesmo tendo realizado as vendas, os recursos não entraram no caixa. Para esse tipo de situação, as empresas podem contar com a obtenção de crédito por meio da antecipação de recebíveis.

Funciona assim: uma securitizadora compra suas vendas a prazo e repassa esse valor à vista para você. Com isso, seu negócio passa a ter, de forma rápida, dinheiro no fluxo de caixa para dar continuidade às atividades. Tudo sem se endividar ao tomar empréstimos.

Agora você viu que é necessário analisar as particularidades da sua empresa para escolher entre as vendas a prazo ou à vista. Ao planejar as finanças da empresa e contar com soluções como a antecipação de recebíveis, é possível oferecer praticidade aos clientes e se destacar no mercado!

A Multiplike trabalha com a antecipação de recebíveis. Veja como funciona essa forma de obtenção de crédito!

Voltar